Na noite deste sábado (25), um confronto entre policiais militares e criminosos resultou na morte do soldado Roniclei Luciano Graef Cipolato, de 46 anos, em Porto Alegre. O incidente ocorreu no bairro Costa e Silva, onde Cipolato e um colega da Seção de Inteligência estavam em uma operação discreta para coibir o tráfico de drogas e homicídios.
Durante a ação, os policiais avistaram dois suspeitos armados e tentaram abordá-los, mas um deles fugiu por cima de um telhado, sendo perseguido por Cipolato. Durante a perseguição, o soldado foi baleado na aorta e não resistiu aos ferimentos. Os criminosos seguiram atirando, o que dificultou o resgate do policial pelos seus colegas. Ele chegou a ser encaminhado ao hospital Cristo Redentor, mas não resistiu aos ferimentos.
Cipolato estava na BM desde 2004 e trabalhava na Seção de Inteligência do 20º Batalhão de Polícia Militar (20º BPM). Ele deixou quatro filhos. O local onde ocorreu o confronto é conhecido por ter uma intensa movimentação de traficantes e um alto índice de assassinatos, com seguranças de boca de fumo circulando ostensivamente com armas.
O Batalhão de Aviação da Brigada Militar atuou em apoio ao Comando de Policiamento da Brigada Militar. Veja o vídeo abaixo:
Batalhão de Aviação da Brigada Militar atuando em apoio ao Comando de Policiamento da BM na Zona Norte de Porto Alegre, na noite deste sábado. pic.twitter.com/XUjZ5Bek8G
— Porto Alegre 24 Horas (@portoalegre24h) March 26, 2023
A Brigada Militar seguiu em ação na região e capturou um criminoso armado, mas não há indícios de que ele esteja relacionado com a morte do soldado. O caso será investigado pela BM, por meio de um Inquérito Policial Militar, e pela Polícia Civil.
Veja a nota da Brigada Militar
A Brigada Militar comunica, com imenso pesar, o falecimento do soldado Roniclei Luciano Graef CIPOLATO.
O soldado CIPOLATO era agente da Seção de Inteligência do 20ºBPM e estava trabalhando em uma Operação, quando foi atingido por um disparo de arma de fogo, na noite de sábado, 25 de março. Foi socorrido, mas, infelizmente, veio a óbito.
O soldado CIPOLATO incluiu nas fileiras da BM em 2004 e estava lotado no 20ºBPM. Tinha 46 anos de idade e deixa 04 filhos.
Os oficiais, praças e servidores civis da Brigada Militar se solidarizam com familiares e amigos do soldado CIPOLATO nesse momento de dor.
As informações sobre os atos fúnebres serão divulgadas oportunamente