Na tarde de sexta-feira (7), Vera Lúcia Rodrigues, uma mulher de 51 anos, foi morta com um tiro na cabeça no Centro de Lajeado, localizado no Vale do Taquari, a 116 km de Porto Alegre. Segundo relatos de testemunhas, a vítima foi baleada ao abrir a porta do prédio onde morava para um homem que estava em uma motocicleta, procurando por um morador de outro edifício da rua.
Vera Lúcia foi levada com vida para o Hospital Bruno Born, em Lajeado, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu por volta das 16h. A Polícia Civil confirmou que o crime não foi classificado como feminicídio, mas ainda não tem informações sobre a identidade do atirador. A vítima não tinha registro de antecedentes criminais.
O funeral de Vera Lúcia foi programado para a manhã do sábado (8) no Cemitério Católico do bairro Florestal. No mesmo dia, a Polícia Civil e a Brigada Militar iniciaram a 3ª fase da Operação Cidade Segura em resposta aos crimes contra a vida registrados na cidade. Os policiais realizaram mandados de busca e apreensão em diversos bairros da região.