Na noite desta terça-feira (11), um adolescente de 14 anos foi apreendido sob suspeita de envolvimento no planejamento de um possível ataque a uma escola em Maquiné, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, e materiais de apologia ao nazismo foram encontrados com ele.
A polícia o encontrou após a apreensão de um adolescente no Paraná que, segundo as autoridades, estaria ligado a ele e o estava orientando a atacar uma escola na mesma semana. O adolescente gaúcho foi detido por ato análogo ao terrorismo e admitiu o planejamento de um ataque iminente.
Uma força-tarefa foi montada a partir da apreensão do adolescente paranaense, com um grupo planejando a ação de prevenção e outro obtendo autorização judicial para cumprir mandado de busca na casa do adolescente gaúcho. Bandeiras e fotos nazistas e fascistas, imagens de Adolf Hitler e Benito Mussolini, simulacro de arma de fogo, facas, canivetes, fardas camufladas e capacetes foram encontrados na casa do adolescente, cujos pais também foram detidos.
A investigação visa descobrir se o possível ataque planejado para Maquiné tem ligação com outros no Brasil e com grupos neonazistas.