Uma explosão e um incêndio em uma fazenda de gado leiteiro esta semana perto de Dimmitt, no Texas, nos Estados Unidos, mataram milhares de cabeças de gado e feriram uma pessoa, de acordo com as autoridades do condado de Castro.
Cerca de 19.000 cabeças de gado estavam no South Fork Dairy quando a explosão aconteceu na segunda-feira (10), disse o xerife do condado de Castro, Salvador Rivera, à CNN por e-mail.
“O número de cabeças de gado mortas na explosão e no incêndio ainda é estimado”, disse ele.
O Gabinete do Xerife do Condado de Castro respondeu a uma explosão e incêndio em South Fork Dairy, que fica a cerca de 18 quilômetros a Sudeste de Dimmitt, informou o escritório em um post no Facebook na terça-feira (11).
“Na chegada, foi determinado que uma pessoa estava presa lá dentro e os bombeiros conseguiram localizar a pessoa e removê-la do prédio. A pessoa foi levada para o Hospital UMC em Lubbock. Todos os funcionários foram contabilizados”, disse o escritório do xerife.
A pessoa ferida ainda estava em uma unidade de terapia intensiva no hospital, disse Rivera.
A causa da explosão está sob investigação. Em entrevista à imprensa local, o xerife Rivera afirmou que o superaquecimento de máquinas associado ao gás metano – presente nos gases liberados pelos animais, pode ter iniciado a explosão.
“Esta é uma perda devastadora que afetará muitos”, disse a juíza do condado de Castro, Mandy Gfeller, à CNN em um comunicado por e-mail.
“Estou muito grata por nossos socorristas, bem como pelos condados vizinhos que enviaram ajuda ao condado de Castro”, diz o comunicado. “Eu recomendo sua resposta rápida e pensamento rápido para ajudar a salvar vidas. Embora a perda de tantos animais e propriedades seja devastadora, estou muito agradecida por não ter havido perda de vidas humanas. Estou orando pela restauração da South Fork Dairy.”