foto: Pixabay
Um novo relatório do Senado dos Estados Unidos reforça a hipótese de que o vírus que transmite a covid-19 tenha vazado em um acidente no laboratório de WIV (Instituto de Virologia de Wuhan, em tradução livre), na China.
Apesar de enfatizar a teoria de vazamento do vírus, o documento é inconclusivo e também considera a versão de contaminação por animais no mercado de Wuhan, local onde foi registrado o 1º caso. O texto apresenta argumentos favoráveis e contrários a 2 teorias:
O relatório foi elaborado pelo ex-senador republicano Richard Burr. Ele era líder do partido no Comitê de Saúde, Educação, Trabalho e Pensões do Senado norte-americano. Eis a íntegra do documento (7 MB, em inglês).
O texto indica que houve diversas falhas na segurança do laboratório antes da disseminação do coronavírus. De acordo com o documento, o laboratório pode ter tido 2 vazamentos. Um 1º registrado antes de setembro de 2019 –semanas antes do início pico de casos de covid-19 na China– e um 2º quando pesquisadores chineses teriam acelerado a produção de vacinas.
Em maio de 2021, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu que a agência de inteligência norte-americana investigasse a origem do coronavírus. O relatório, no entanto, também foi inconclusivo e definiu que as duas hipóteses são possíveis.
No começo de fevereiro daquele ano, a OMS disse que a 1ª variante conhecida não surgiu no mercado chinês de Wuhan, como se suspeitava desde o início da pandemia. Naquele momento, a organização entendia ser mais provável que o vírus tenha surgido na transmissão de humanos por meio de outro animal, não o morcego. O mesmo estudo considerou “improvável” a versão de que o vírus vazou de um laboratório chinês.
A organização voltou atrás e continuou investigando a hipótese de vazamento do laboratório.
A hipótese que indica morcegos como repositório natural do patógeno ainda é a mais aceita na comunidade científica. Segundo essa explicação, o vírus teria saltado para uma outra espécie (que seria a hospedeira) e, depois, para seres humanos.
A possibilidade de um acidente de laboratório foi inicialmente descartada por parte da comunidade científica, especialmente depois de visita de equipe da OMS ao país.
Só que, desde então, o trabalho dos enviados pela Organização Mundial de Saúde tem sido questionado. Em carta aberta, outros cientistas contestaram que seja possível, com as evidências atuais, descartar a possibilidade de acidente de laboratório.
Abaixo estão listados alguns argumentos favoráveis e contrários as teorias apresentadas no relatório:
Teoria da contaminação natural
PRÓS
CONTRAS
Teoria do acidente em laboratório
PRÓS
CONTRA
Poder 360
The post Senado dos EUA reforça hipótese de covid ter vazado de laboratório appeared first on Terra Brasil Notícias.