O arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, foi eleito presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O pleito aconteceu na tarde de segunda-feira (24).
A data da posse ainda não foi divulgada. O mandato de Dom Jaime como presidente da entidade se estenderá até 2027. Desde 2019, ele é o primeiro vice-presidente da CNBB.
“Com humildade, simplicidade, temor e tremor, mas sobretudo na fé, em espírito de comunhão e colaboração, recebo o resultado”, declarou o novo presidente da CNBB.
Catarinense de Gaspar, o religioso tem 62 anos. Em novembro, ele completará dez anos como arcebispo de Porto Alegre. Sua ordenação episcopal ocorreu em fevereiro de 2011 em Gaspar, quando foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre. Dom Jaime também é membro do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos no Vaticano.
Pela primeira vez na história da CNBB, caberá ao arcebispo da Capital gaúcha a presidência da conferência, que já foi ocupada de maneira interina pelo cardeal Dom Vicente Scherer. Dom Jaime será o segundo catarinense a ocupar a função.