Foto: Reprodução/Reduxx
Caso ocorre no local que passou a ser chamado de Museu do Gênero
Uma estátua de um homem com seios e nu, ou seja, com a genitália a mostra. Essa é a imagem que ganhou vez no antigo Museu da Mulher, atualmente chamado de Museu do Gênero, em Aarhus, cidade da Dinamarca.
Produzida por Jonatan Kreilgaard, a escultura, que remete a figura de uma mulher trans, tem sido alvo de críticas, inclusive no Brasil. “Mulheres a cada dia perdendo seus direitos para os homens e achando legal”, afirmou Johanna Silva em comentário postado no Instagram.
Também pela rede social, Karla Denise chamou a atenção para esse tipo de ação ganhar repercussão. De acordo com ela, é preciso mudar de postura em relação ao museu dinamarquês, que mudou de nome em 2021 com a justificativa de “refletir uma mudança de foco em relação a tópicos de gênero e sexualidade”.
“Se ninguém visitar esse museu, volta a ser museu da mulher”, afirmou Karla ao comentar postagem de Gabriel Ferrigno sobre o assunto. “Está na hora de ter mais atitude. Não consumir, não colaborar para geração de receita em iniciativas assim… a dor do bolso funciona”, complementou.
A presença de uma imagem de um homem nu “amamentando” um bebê também não foi bem aceita entre personalidades dinamarquesas. A fotógrafaSuste Bonnén criticou a presença da escultura em frente ao museu. “Estátua de homem amamentando é o sonho de um pedófilo”, disse.
Em seu perfil no Instagram, a equipe do Museu do Gênero — antigo Museu da Mulher — deu tom elogioso à estátua produzida por Kreilgaard. Para a turma, a escultura chamada de Ágape (que significa “amor divino”) “chamou muita atenção e debate sobre a masculinidade e os papéis masculinos na Dinamarca de hoje”. A postagem do museu foi feita em junho do ano passado.
Revista Oeste
The post Antigo Museu da Mulher expõe escultura de homem nu ‘amamentando’ bebê appeared first on Terra Brasil Notícias.