Na tarde da última quinta-feira (04/05), a Brigada Militar em Terra de Areia recebeu denúncia sobre indivíduos que estariam ocupando uma casa no bairro Boa Vista, portando armas. Os suspeitos teriam roubado um veículo Fiat Palio na quarta-feira (03/05), em uma residência na praia de Arroio Teixeira, pertencente a Capão da Canoa.
Uma equipe da Força Tática do 2º BPAT foi até o endereço informado e flagrou dois homens no pátio da residência. Um deles portava uma espingarda e o outro um revólver. Ao perceberem a aproximação da viatura, os homens jogaram as armas para dentro da casa, por uma janela, e tentaram fugir pelos fundos do terreno, mas foram abordados pelos policiais.
Um dos indivíduos, de 22 anos, tinha um mandado de prisão em aberto e apresentava antecedentes policiais por homicídio, roubo de veículo, furto qualificado e violação de domicílio, entre outros crimes. O outro indivíduo, de 21 anos, deveria estar cumprindo prisão domiciliar no município gaúcho de Montenegro, mas já constava como descumprimento anteriormente. Ele apresentava passagens policiais por tráfico de drogas.
A ação policial resultou na apreensão de um revólver de calibre .30 com numeração suprimida, oito munições para essa arma (sendo uma deflagrada), duas espingardas sem numeração de calibres .32 e .28, uma munição calibre 20 e outra munição calibre .32 deflagrada, R$ 452, um celular, uma touca e um boné que haviam sido usados no momento do roubo do carro em Arroio Teixeira, confirmado aos policiais militares. Os homens também afirmaram à guarnição que o veículo roubado teria sido abandonado na localidade de Cornélios, em Terra de Areia. Além disso, foram apreendidos com eles duas motosserras, um celular, uma sacola com moedas antigas, incluindo uma de ouro, uma carteira e um relógio. Todos os objetos foram apresentados na Delegacia de Polícia de Capão da Canoa, para onde os indivíduos foram conduzidos.