foto: Reprodução
O Departamento de Justiça dos EUA anunciou nesta 3ª feira (9.mai.2023) que desativou o malware usado pela Rússia para atacar computadores. A operação chamada de Medusa foi realizada pelo FBI (Federal Bureau of Investigation). Eis a íntegra do comunicado (119 KB, em inglês).
Chamado de Snake, o software teria sido criado em 2004 pelo FSB(Serviço Federal de Segurança da Rússia). O governo norte-americano investigava o sistema há quase 20 anos.
Segundo o departamento norte-americano, ele era usado para roubar documentos confidenciais e informações dos EUA e de outros países integrantes da Otan(Organização do Tratado do Atlântico Norte). Também tinha jornalistas como alvo. As informações roubadas eram enviadas ao centro de operações russo chamado de Turla.
“Através de uma operação de alta tecnologia que virou o malware russo contra si mesmo, a aplicação da lei dos EUA neutralizou uma das ferramentas de ciberespionagem mais sofisticadas da Rússia, usada por duas décadas para promover os objetivos autoritários da Rússia”, disse a vice-procuradora-geral, Lisa Monaco, no comunicado.
Poder 360
The post FBI derruba malware usado pela Rússia para atacar computadores appeared first on Terra Brasil Notícias.