Foto: Facebook/ Reprodução
General boliviano Gary Prado Salmón teve morte anunciada por seu filho, vias redes sociais; ele comandou ação que executou o famoso guerrilheiro argentino em solo boliviano, em 1967
O militar boliviano Gary Prado Salmón, conhecido mundialmente por capturar o guerrilheiro argentino Ernesto “Che” Guevara, morreu no último sábado (6) na cidade de Santa Cruz, aos 84 anos. A morte foi anunciada por seu filho Gary Prado Araúz, pelas redes sociais.
“O Senhor acaba de chamar meu pai Gral Div SP Gary Augusto Prado Salmón para o seu Reino”, escreveu Gary Prado Araúz, em sua conta no Facebook. “Ele partiu acompanhado de sua esposa e filhos. Ele nos deixa um legado de amor, honestidade e coragem. Ele era uma pessoa extraordinária”, completou.
De acordo com as agências internacionais, Prado Salmón vinha enfrentando problemas de saúde nos últimos meses. Em meados de abril, seu quadro se agravou e ele foi hospitalizado.
Seu filho agradeceu em sua mensagem todas as pessoas que apoiaram sua família “neste momento de sua agonia”.
Prado Salmón nasceu na Itália, em 15 de novembro de 1938 em Roma, já que seu pai, o também militar Julio Prado Montaño realizava um curso de treinamento no país. Sua família retornou à Bolívia e em 1954 ingressou no Colégio Militar. Quatro anos depois, obteve a patente de alferes de cavalaria.
O grande marco de sua carreira militar foi mesmo a captura de Che Guevera, revolucionário argentino que, após derrubar o ditador cubano Fulgêncio Batista em 1959, passou a atuar como guerrilheiro em países como o Congo e Bolívia.
Salmón recebeu treinamento militar dos Estados Unidos e em 1967 foi designado capitão de um destacamento que partiu para as florestas bolivianas com a missão de capturar Che Guevara. A tarefa foi cumprida nas proximidades de La Higuera em 8 de outubro. O guerrilheiro acabou executado no dia seguinte.
Sua carreira militar se encerrou no início dos anos 1980. Após esse período trabalhou como embaixador no México e Grã-Bretanha. Suas últimas aparições políticas foram à frente de um movimento separatista do departamento de Santa Cruz. A justiça boliviana o acusou de conspirar com o mercenário Eduardo Rózsa para derrubar Evo Morales.
The post Militar que capturou Che Guevara morre aos 84 anos na Bolívia appeared first on Terra Brasil Notícias.