O Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil confirmou que o ataque a tiros ocorrido no domingo no bairro Sarandi, que resultou em cinco mortos e cinco feridos, pode estar relacionado à morte de um traficante conhecido como ‘Beto Fanho’, apontado como um dos líderes do tráfico na zona Norte de Porto Alegre. A informação é da Rádio Guaíba.
A polícia está investigando se o ataque foi realizado por outros traficantes, na tentativa de assumir o controle da área após a morte do líder anterior durante uma operação de segurança em Gravataí, região metropolitana. Os criminosos chegaram em dois carros à rua B, na vila São Borja, dispararam contra as dez vítimas e fugiram. De acordo com as investigações, a região é conhecida como ponto de venda de entorpecentes.
Segundo a polícia, todas as vítimas do massacre tinham envolvimento com o tráfico de drogas, sendo traficantes ou usuárias. O crime foi cometido em uma área de disputa entre facções.
Beto Fanho
Beto Fanho foi morto durante uma operação conjunta da Polícia Civil e da Brigada Militar em um sítio na região de Morungava. Ele tinha sido indiciado sete vezes por homicídio, além de estar envolvido em tráfico de drogas e assaltos a bancos. Ele acumulava 53 anos de condenação por seus crimes. Durante a operação, uma variedade de armas foi apreendida, incluindo fuzis, pistolas, espingardas, granadas, coletes à prova de balas, dinheiro em espécie e rádios comunicadores. Nos dias seguintes, cinco pessoas foram presas enquanto tentavam desenterrar mais armamentos escondidos na propriedade.
Embora Beto Fanho fosse o líder do tráfico na área de Sarandi, ele também tinha ligações com uma facção originada na Vila 27, na Vila Cruzeiro, zona Sul. No momento de sua morte, porém, ele estava associado a um grupo formado no Presídio Central nos anos 90, que se define como “aberto” a alianças com outras facções. Ambas as quadrilhas associadas a Beto Fanho fazem parte de uma coalizão de traficantes que se uniram para combater uma organização criminosa maior originada no bairro Bom Jesus, na zona Leste de Porto Alegre.