No dia 27 de maio comemora-se o dia da Mata Atlântica. Em alusão a este dia, a Secretaria de Meio Ambiente, através da Diretoria de Educação Ambiental, realizou uma trilha guiada diferenciada no Parque Longines: A Trilha da Mata Atlântica na manhã desta sexta-feira (26).
Os alunos do Colégio Estadual Professor Mantovani foram os contemplados pela atividade. Na trilha, servidoras da pasta acompanharam os alunos e conversaram sobre a história, características, biodiversidade e importância da conservação do bioma. Durante a caminhada, exemplos de fauna e flora que compõe a Mata Atlântica da região foram mostrados. Dentre as espécies vegetais ocorrentes no Parque, destacam-se: bromélias, orquídeas, araucárias, cedro, jacarandá; e animais como o tatu-galinha, gambá, graxaim, tucano-de-bico-verde, saíras, jacuaçu, grimpeiro, entre outros. Além disso, os alunos receberam material educativo com informações sobre o Bioma.
No RS restam apenas 7,5% de áreas remanescentes de Mata Atlântica, com alto grau de fragmentação em relação a cobertura original. A presença predominante de vegetação florestal dá suporte, no RS, a diversos ecossistemas como, por exemplo, as Matas de Araucária, Matas Estacionais Deciduais e Semi-Deciduais em relevo diversificado. Atualmente, o muncípio de Erechim abriga uma área de 1.860,65 ha de Mata Atlântica.