O Vale do Taquari lamenta a perda de Francisco Gumercindo dos Santos, mais conhecido como Nenê Coreia, uma das figuras mais populares do futebol local. Aos 72 anos, o ex-atleta do Clube Esportivo Lajeadense foi vítima do ciclone extratropical que assolou o Rio Grande do Sul nos últimos dias. Seu corpo foi encontrado pela equipe do Corpo de Bombeiros, próximo à margem do Rio Caí, em Bom Princípio.
O veículo de Nenê, um GM Cobalt prata, havia sido localizado na sexta-feira (16), submerso debaixo da ponte do Rio Caí, próxima à RS-122, também em Bom Princípio. No entanto, o ex-jogador não estava dentro do carro. O comandante dos bombeiros locais, Juliano Maldaner, informou que o corpo foi encontrado a aproximadamente 300 metros do veículo, em meio a uma lavoura, no bairro Bela Vista.
O ex-atleta atuou em diversos níveis, desde clubes sociais e de várzea até as categorias de base, e posteriormente, como titular do Alviazul durante a década de 1980.Caçula de uma família de cinco filhos, Nenê Coreia, aos 15 anos, recebeu uma proposta para jogar no Grêmio durante uma visita à sua irmã, Nair Nogueira, em Porto Alegre. Mesmo sendo torcedor do Internacional, ele aceitou a oportunidade, uma vez que não havia sido selecionado para o clube colorado.
]Após um ano na capital, Nenê retornou ao bairro Hidráulica, em Lajeado, onde passou o resto de sua vida. Ele defendeu o Lajeadense por 12 anos e transmitiu sua paixão pelo futebol para dois de seus quatro filhos, que também jogaram no clube. O velório de Nenê Coreia foi realizado na manhã deste domingo (18).
Fonte: Agora no Vale.