Nesta quarta-feira, dia 21 de junho, os agentes do Programa Segurança Alimentar RS realizaram fiscalizações em cinco estabelecimentos na cidade de Pantano Grande. Durante a operação, foram apreendidos e descartados 700 kg de alimentos impróprios para o consumo. Todos os locais foram autuados, e um deles teve seu depósito interditado.
De acordo com os laudos emitidos durante a ação, as principais irregularidades encontradas foram a falta de procedência dos produtos, especialmente carne e queijo, além de alimentos vencidos, com rótulos irregulares e armazenados de maneira inadequada. Em um dos mercados fiscalizados, foram encontrados produtos de uso veterinário e medicamentos de uso humano sendo comercializados, o que é proibido nesse tipo de estabelecimento. Além disso, de forma cautelar, foram apreendidos soda cáustica e álcool 92,8°.
A operação de fiscalização contou com o apoio institucional da promotora de Justiça de Rio Pardo, Christine Mendes Ribeiro Grehs, e teve a presença do coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Segurança Alimentar, Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, juntamente com os servidores do Gaeco – Segurança Alimentar, da Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Vigilância Sanitária Municipal de Pantano Grande, Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (Decon) e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram).