Cerca de 1,6 tonelada de alimentos e produtos impróprios para consumo foram apreendidos em fiscalização do Programa Segurança Alimentar RS nesta quarta-feira (5), em Mato Leitão. Os produtos, em sua maioria carnes, foram recolhidos de cinco estabelecimentos, que foram autuados. Um deles, um mercado, teve a padaria e o depósito interditados devido às condições de higiene inadequadas.
Segundo os autos expedidos durante a operação, os produtos apreendidos se encontravam sem procedência, com validade vencida e armazenados de forma inadequada ou fora da temperatura indicada. Foi realizada, ainda, a apreensão cautelar de produtos, ácidos e bases fortes, de venda proibida em mercados, como álcool 92,8°, produtos de piscina e desentupidores.
Integraram a fiscalização o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Segurança Alimentar, Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, o promotor de Justiça de Venâncio Aires João Beltrame, o promotor da Promotoria de Justiça Especializada Criminal de Porto Alegre Mauro Rockenbach, servidores do Gaeco – Segurança Alimentar, da Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Vigilância Sanitária Municipal de Mato Leitão, Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (Decon) e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram)
Fonte: Portal Leouve.