Um morador de Canoas perdeu R$ 31 mil após cair no Golpe dos Nudes. Ele foi uma das vítimas da quadrilha alvo da quinta da Operação XCON, deflagrada na manhã desta terça-feira (19) pela Polícia Civil.
Segundo a delegada Luciane Bertoletti, titular da 3ª Delegacia de Polícia de Canoas, os criminosos agiam da seguinte maneira: as vítimas eram extorquidas após trocarem mensagens de cunho sexual e fotos íntimas através de redes sociais.
“Esse golpe tem uma primeira aproximação de uma jovem mulher entre 18 e 20 anos. Ela deixa parecer que é maior de idade, faz uma primeira aproximação com a vítima que acredita no encontro amoroso. Logo em seguida, há uma troca de fotos íntimas e a partir daí entra um familiar. Ele avisa para a vítima que a jovem é menor de idade e que aquela ação é uma pedofilia”, explica Bertoletti.
Ainda, segundo a delegada, assustada com a possibilidade de estar cometendo crime, a vítima começa a negociar com os criminosos. Para não ser denunciado, o homem – que costuma ser o principal alvo dos golpistas – começa a depositar dinheiro na conta de integrantes da facção criminosa.
Mais de 50 policiais cumpriram 16 ordens judiciais em Canoas, Alvorada, Estância Velha, Charqueadas, Porto Alegre e Sapucaia do Sul.
Seis criminosos foram presos. Os agentes apreenderam celulares e documentos.
Fonte: Agência GBC.