A Polícia Civil deflagrou nesta sexta-feira (6), a Operação Triunvirato, mobilizando cerca e 1,2 mil policiais em nove municípios, a maioria no Rio Grande do Sul, com foco na Região Metropolitana.
A investigação teve início em Gravataí, com a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, visando uma facção criminosa considerada uma das principais fornecedoras de drogas no sul do Brasil. Foram expedidas 190 ordens judiciais, sendo 42 mandados de prisão preventiva.
Os alvos incluem líderes, executores e gerentes do tráfico, com a maioria das ações ocorrendo em Gravataí. A facção também é conhecida pelo seu poder bélico, ostentando armas de grosso calibre, como fuzis.
A operação conta com o apoio da Brigada Militar (BM), a Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE), e cães farejadores para localizar drogas e armas, sendo esta a maior ação contra homicídios e crime organizado realizada pela Polícia Civil no ano. Até o momento, 32 criminosos foram presos.
Além de apreender armas e drogas, a operação busca encontrar provas de crimes, como materiais eletrônicos e máquinas caça-níqueis.
O nome “Triunvirato” se relaciona com a liderança exercida por três indivíduos que nunca foram presos juntos.
Fonte: Agência GBC.