21/11/2023 às 10h49min - Atualizada em 21/11/2023 às 10h49min

PF e PRF realizam grande operação contra o tráfico internacional de drogas no RS e outros estados

A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e com o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina, deflagrou hoje a operação Cartage, voltada para desmantelar uma rede de tráfico transnacional de drogas. A ação resultou no cumprimento de 28 mandados de busca e apreensão e 29 mandados de prisão, distribuídos nos estados do Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Além das detenções e buscas, a Justiça determinou 15 medidas cautelares adicionais. Entre elas estão o monitoramento eletrônico dos suspeitos, o confisco de 21 imóveis e 39 veículos, bem como o bloqueio de contas bancárias de 51 pessoas físicas e jurídicas.

As investigações tiveram início em 2021, após a apreensão de aproximadamente 24 toneladas de maconha. Durante dois anos de operação conjunta entre as forças de segurança, o desdobramento resultou na detenção de oito indivíduos e na apreensão de cerca de 100 toneladas da substância ilícita.

As averiguações revelaram que a droga entrava no país pela fronteira entre as cidades de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. Posteriormente, o carregamento seguia para Santa Catarina, mais especificamente na região da grande Florianópolis, onde era armazenado.

Os envolvidos serão responsabilizados por crimes de tráfico transnacional de drogas, organização criminosa, tráfico de armas e lavagem de dinheiro, podendo resultar em penas que, somadas, alcançam até 30 anos de prisão.
 

Localidades dos mandados:
Rio Grande do Sul: Porto Alegre
Santa Catarina: Palhoça, São José, Imbituba e Xanxerê
Mato Grosso do Sul: Ponta Porã
Rio Grande do Norte: Mossoró


Fonte: Portal Leouve.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp