Após quase oito meses de disputa, chega ao fim nesta quarta-feira (06) a edição de 2023 do Campeonato Brasileiro Série A. Tida como um dos mais disputados da história, a competição tem o título encaminhado para o Palmeiras, disputa pelo G-4 e luta contra o rebaixamento.
Para não ser campeão, o Palmeiras (69 pontos) precisa perder para o Cruzeiro e Atlético-MG ou Flamengo (ambos com 66 pontos) vencerem os seus jogos. Além disso, os placares precisam ser por goleadas, visto que há diferença grande no saldo de gols entre as equipes – que atualmente é 31 para o Palmeiras, 23 para o Atlético-MG e 15 para o Flamengo.
Em paralelo, Atlético-MG e Flamengo jogam pela permanência no G-4. Podem perder posições para o 4º colocado Grêmio (65 pontos) e Botafogo (64 pontos). O Bragantino, com 62 pontos, não alcança o G-4 pelo número de vitórias, mas pode ultrapassar o Botafogo. Vale ressaltar que o G-4 garante vagas diretas para a fase de grupos da Libertadores de 2024, enquanto o 5º colocado joga uma eliminatória e o 6º disputa duas eliminatórias.
Em 9º com 52 pontos, o Internacional não alcança o 8º colocado Athletico, que tem 56 pontos. Mas pode ser superado por Fortaleza (51 pontos) e São Paulo (50), o que acarretaria em premiação menor ao fim da competição.
Na luta contra o rebaixamento, Goiás, Coritiba e América-MG já estão na Série B de 2024. O último rebaixado será definido entre Santos (43 pontos), Vasco (42) e Bahia (41). Os três jogam em seus domínios.