Na tarde desta quarta-feira, 13, a Polícia Civil, através da DRACO Passo Fundo, com apoio da Brigada Militar, efetuou a prisão de um indivíduo de 20 anos no centro de Passo Fundo.
A prisão é decorrente de investigação de 4 meses da DRACO, com troca de informações com a Brigada Militar, onde foi identificado um indivíduo, que com apenas 20 anos, mas responsável por dezenas de furtos de veículos na cidade.
Cumpre citar, que entre maio de 2017 a julho de 2021, quando ainda era adolescente, ele já contava com 43 ocorrências onde figurou como autor de furtos de veículos, alguns roubos de veículo e também receptações.
Após completar a maioridade penal, seguiu seu caminho da delinquência criminosa, onde a investigação identificou a participação comprovada de 27 furtos de veículo e mais algumas extorsões decorrentes do furto inicial.
Além do preso há participação de outros indivíduos que o auxiliam nos furtos e também no recebimento dos valores decorrentes das extorsões.
Segundo o delegado Diogo Ferreira, a investigação de furto de veículo é bastante complexa, visto que não há testemunhas, a subtração quase sempre ocorre em locais ermos ou sem câmeras de monitoramento. Em razão disso, estima-se que somente o preso esteja envolvido, direta ou indiretamente, em pelo menos 100 dos 400 furtos ocorridos em Passo Fundo neste ano.
Em 2023 Passo Fundo registra 400 furtos de veículos. Ainda de acordo com o delegado, um número alto, se comparado aos 200 registrados em 2020 (época de pandemia). “Ainda é inferior se comparados aos anos de 2015 a 2017 onde tivemos mais de 600 furtos de veículos por ano”.
Fontes: Polícia Civil e Rádio Planalto.