Depois das agressões sofridas no jogo de volta da semifinal da Série Ouro contra a SER Santiago, em Santiago, o BGF/AAPF, contrário às penas impostas pelo TJD ao time adversário, recusou-se a entrar em quadra para finalizar a partida, nesta quarta-feira (13), em Santiago, cuja partida ocorreria de portões fechados. Com isso, o clube de Bento Gonçalves foi eliminado da Série Ouro por W.O. A SER Santiago vai enfrentar a Yeesco Sercesa, de Carazinho, na final.
O motivo da recusa está relacionado às agressões sofridas pelo técnico do BGF/AAPF, Vaner Flores, durante a partida em Santiago, no dia 25 de novembro. O TJD julgou o caso e aplicou uma multa de R$ 1.000 à SER Santiago, além de afastar o ex-presidente da equipe e o fotógrafo das quadras por 360 dias mais seis jogos.
Insatisfeito com as penalidades, as quais foram consideradas brandas pela direção da equipe de Bento, o BGF/AAPF entrou com recurso. Contudo, a FGFS marcou a continuidade da partida antes mesmo do julgamento do recurso pelo pleno do TJD. O BGF/AAPF tentou um efeito suspensivo, mas este não foi acatado.