Desde 2010, o Colégio Marista Medianeira oportuniza que os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio participem de aulas de Robótica Educacional, na modalidade Extraclasse. As aulas permitem ao estudante construir seu próprio conhecimento, utilizando recursos tecnológicos e criatividade. Nas atividades, os grupos são desafiados a resolverem situações-problema por meio de programação, montagens com peças e materiais de apoio e construção de protótipos e robôs para participarem de competições nacionais e internacionais. Dessa forma, em 2024, a equipe de Robótica Cavalo Vendado, composta por estudantes maristas e instrutores, conquistou, pela segunda vez consecutiva, o título de Aliança Vencedora no campeonato nacional de FIRST Tech Challenge – FTC, competição idealizada e desenvolvida pela FIRST – For Inspiration and Recognition of Science and Technology, e que acontece no Brasil dentro do Festival SESI de Educação, evento promovido pelo Diretório Nacional do SESI, em aliança com mais duas equipes, a Equipe TechZeus #22708 e a Equipe Criadores do Amanhã #24529. A primeira vitória da equipe na competição veio no ano de 2023, quando se tornou campeã nacional.
O evento aconteceu nos dias 28 e 29/2, 1º, 2 e 3/3/2024, em Brasília (DF). A equipe Cavalo Vendado participou pelo quinto ano consecutivo, com uma delegação de 36 estudantes. No torneio, o grupo também competiu na categoria FIRST Robotics Competition – FRC, realizada pela segunda vez no Brasil, conquistando a 11ª colocação entre 56 equipes de 25 unidades federativas do país, disputando com robôs de complexidade industrial.
Para o instrutor Necleto Pansera Jr, é muito importante participar de eventos como este. “Os estudantes gostam muito, não apenas pelo fato de competirem e conhecerem outras tecnologias e robôs, como também pelas amizades e laços que eles constroem com as outras equipes durante o evento. Aprendem a competir de forma colaborativa. Chegar no pódio pela terceira vez é algo muito significativo, mostrando a dedicação e comprometimento do grupo, em uma temporada que se iniciou no final de outubro de 2023, na categoria FTC, em que trabalhamos em diversos protótipos, projetos e na programação do robô. Os 15 estudantes diretamente envolvidos neste projeto trabalharam muito, durante toda as férias, pensando em design, funcionalidade e programação do robô campeão”.
No FIRST Tech Challenge (FTC), as equipes são desafiadas a projetar, construir, programar e operar robôs para competir em um desafio em formato de aliança. Guiados por dois técnicos adultos, os estudantes desenvolvem habilidades STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática), ao mesmo tempo em que percebem o valor do trabalho árduo, da inovação e do trabalho em equipe. Os robôs são construídos a partir de um kit de peças reutilizáveis, com tecnologia Android e podem ser codificados usando uma variedade de níveis de programação baseada em Java.
Para a estudante do 3º ano do Ensino Médio, Maria Eduarda Farina, “participar do torneio foi muito engrandecedor. Foram meses de muito esforço e preparação até chegarmos ao evento. Lá, conhecemos diversas equipes, com as quais trocamos muitas experiências e aprendizados, valorizando o “Gracious Professionalism”. Somos gratos por tudo que o evento nos proporcionou e estamos ansiosos pelo que ainda está por vir!”
A vitória do ano passado garantiu a vaga da equipe para o FIRST Championship 2023, evento mundial de robótica promovido pela For Inspiration and Recognition of Science and Technology - FIRST, organização americana que opera internacionalmente diversas competições de Robótica no mundo, que acontece na cidade de Houston, no Texas / Estados Unidos. Nesse ano, contudo, a equipe não terá uma vaga no mundial, visto que apenas a equipe capitã da aliança vencedora ganha a vaga. Entretanto, o grupo participará como equipe voluntária no FIRST Championship 2024, que acontecerá no mês de abril, em Houston, proporcionando ainda mais experiências em tecnologia e inovação aos estudantes que fazem parte da equipe.
A vice-diretora do Colégio, Lizandra Passini, que acompanhará a equipe em Houston, nos Estados Unidos, destaca que este tipo de evento desenvolve diversas habilidades importantes nos estudantes. “Eles compreendem como funciona o trabalho em equipe e a importância da cooperação; aprendem tanto com os erros, como com os acertos; desenvolvem a capacidade de pensar e agir sob pressão e colocam todo o seu conhecimento em prática em prol da sua equipe e da sua Aliança. Além disso, a competição trouxe algumas experiências em que os estudantes precisaram colocar em prática seus conhecimentos na Língua Inglesa, momentos em que percebemos a importância de isso ser trabalhado na escola através do nosso Programa de Internacionalização. Sem dúvida, foi uma experiência incrível para os nossos estudantes, que compartilharam com o Brasil e com o Mundo o potencial que temos nosso estado, na cidade de Erechim e no Colégio Marista Medianeira”, finalizou.