Sete meses após o latrocínio ocorrido em uma parada de ônibus perto do BarraShoppingSul, na Zona Sul de Porto Alegre, a juíza Betina Meinhardt Ronchetti, da 16ª Vara Criminal, condenou os três réus responsáveis pela morte de Cristiane da Costa dos Santos, de 20 anos, atingida por um tiro no peito.
O Ministério Público denunciou Camila Matte Flores, Wellynton Matheus Fernandes Moraes e Wesley Ricardo Aquino Correa pelo assassinato da jovem. Segundo a denúncia, em setembro do ano passado, por volta das 19h20min, os dois homens, mediante grave ameaça e com emprego de arma de fogo, assaltaram sete vítimas que estavam na parada de ônibus. Camila era a motorista de um carro que aguardava os criminosos para a fuga.
Em depoimento, Wesley afirmou que o disparo foi “acidental”, pois Cristiane teria reagido, agarrando o seu revólver. A ré negou os crimes, mas foi denunciada pelos comparsas.
Conforme a magistrada, as provas e depoimentos de testemunhas confirmaram a participação dos três no latrocínio. “O contexto probatório demonstra claramente que todos os réus participaram ativamente do delito, tanto da preparação – momento em que se aramaram e combinaram de sair para assaltar dividindo as tarefas –, quanto da execução, ao se deslocarem até o local e abordarem as vítimas, ficando a ré Camila à disposição dos demais dentro do veículo, aguardando a prática das subtrações, o que não pode ser considerado como mera participação de menor importância, mas sim como chave para o sucesso da empreitada criminosa”, disse a juíza na decisão divulgada na sexta-feira (29).
Penas
Wellynton foi condenado a 28 anos de prisão, e Wesley e Camila a 31 anos e dois meses de reclusão, todos em regime fechado. Os três já estão presos e não podem apelar em liberdade. Cabe recurso da decisão. (TJ-RS)