16/04/2024 às 16h34min - Atualizada em 17/04/2024 às 06h03min

Estudantes de Bagé embarcam para competir em desafio da Nasa nos EUA

Os estudantes do curso técnico de Mecânica da Escola Estadual Frei Palácio, em Bagé, partiram nesta terça-feira (16) em direção...

Portal Leouve - Brasil
https://leouve.com.br/geral/educacao/estudantes-gauchos-embarcam-para-competir-em-desafio-da-nasa-nos-eua


Os estudantes do curso técnico de Mecânica da Escola Estadual Frei Palácio, em Bagé, partiram nesta terça-feira (16) em direção ao Desafio da Nasa Human Exploration Rover Challenge (Herc), da Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA). O evento ocorre de 18 a 22 de abril em Huntsville, Alabama, e será transmitido pelo canal do YouTube Nasa TV.

A equipe retorna aos EUA após um ano da conquista que levou o nome da Rede Estadual ao pódio da competição, com o 3º lugar. A cerimônia de premiação está agendada para sábado (20), às 19h (horário de Brasília).

O grupo é composto por Sofia Cuadros Oliveira, Carlos Eduardo Munhoz Ferreira, Felipe de Oliveira Luiz, Frontelino Ferreira de Oliveira, Lucas Nogueira Andina, Mikael Macedo Ferreira Kaupe, Otávio Borges Motta e pelo professor Santiago Nogueira Cuadros.

Após meses de trabalho, a equipe desenvolveu um protótipo de carrinho movido a pedaladas chamado Robotchê, que competirá entre 13h e 14h de sexta-feira (19) e entre 12h e 13h de sábado (20).

A secretária da Educação, Raquel Teixeira, expressa seu orgulho em relação ao grupo, que viaja pela segunda vez aos Estados Unidos para a competição.

“Temos, como poder público, que proporcionar experiências que realmente transformem a vida de crianças e jovens, e a escola é o melhor lugar para que isso ocorra”, aponta Raquel.

Para o estudante Frontelino, o importante não é apenas o prêmio. “Estamos muito gratos pela oportunidade da viagem. Espero que a gente consiga trazer um bom prêmio, mas, principalmente, que possamos guardar boas memórias da oportunidade que nos foi dada”, conta ele.

O desafio

O evento anual apresenta um desafio de design de engenharia para envolver os alunos na próxima fase da exploração espacial humana. O objetivo é fazer com que os estudantes criem um veículo movido por tração humana, projetado para atravessar a superfície simulada de outro planeta e completar tarefas de missão ao longo do caminho.

As equipes de alunos projetam, constroem e testam tecnologias que permitem que os ‘rovers’ funcionem em uma variedade de ambientes. O veículo passará por um terreno simulando Marte, lua e outros corpos do sistema solar.

Em 2023, a equipe da Frei Plácido, formada por Sofia Cuadros Oliveira, Bernardo Freitas, Carlos Eduardo Munhoz Ferreira e Isabélli Marques, conquistou o 3º lugar no desafio.

Essa foi a única equipe brasileira e caloura a participar da competição, que englobava mais de 16 escolas de diversos países do mundo.

A notícia Estudantes de Bagé embarcam para competir em desafio da Nasa nos EUA foi publicada no Portal Leouve.



Fonte: https://leouve.com.br/geral/educacao/estudantes-gauchos-embarcam-para-competir-em-desafio-da-nasa-nos-eua
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp