Parentes do líder de uma facção foram alvo da Operação Oikos, deflagrada nesta quarta-feira (17) em cinco municípios no Sul gaúcho. Conforme a Polícia Civil, eles coordenam a venda de drogas em Jaguarão. Foram presos 16 suspeitos.
De acordo com a titular da DP de Jaguarão, delegada Juliana Garrastazu, a ação combateu crimes de tráfico e associação para o tráfico, além de grupos criminosos que atuam na fronteira do Brasil com Uruguai.
"O objetivo foi desarticular uma associação criminosa liderada por um detento. Ele chefia uma família responsável por distribuir drogas em Jaguarão e Arroio Grande, com vínculos em Pelotas”, afirmou a delegada Juliana Garrastazu, que coordenou a investigação.
A ofensiva contou com 78 policiais civis, além do apoio da Brigada Militar, que cumpriram 34 ordens judiciais em Rio Grande, Pelotas, Jaguarão, Arroio Grande e São José do Norte.
Houve apreensão de uma motocicleta, um revólver calibre .38, balanças de precisão, porções de drogas, celulares e dinheiro.
A investigação aponta que a venda de drogas era coordenada por familiares de um presidiário, conhecido como “Rudi das Lenhas” ou “Rudi da Lenheira”. Ele seria líder do tráfico em Jaguarão.
O detento cumpre pena no Presídio Regional de Pelotas. Um irmão, os filhos, primos e a companheira dele foram alvo da ofensiva.
Créditos: Correio do Povo.