09/05/2024 às 12h10min - Atualizada em 09/05/2024 às 12h10min

Veja as primeiras imagens do "carro voador" em produção no Brasil

A Eve Air Mobility divulgou, nesta quarta-feira (08), as primeiras imagens oficiais do protótipo de “carro voador” em escala real, fabricado em Taubaté (SP). A Eve é a empresa de mobilidade área urbana da Embraer.


A empresa planeja que os “carros voadores” entrem em operação comercial até o final de 2026, marcando um avanço significativo na mobilidade aérea urbana.

 

As imagens não revelam muitos detalhes do eVTOL (sigla em inglês para Veículo Elétrico de Pouso e Decolagem Vertical). Apenas mostram um modelo na cor preta, com detalhes verdes.


 

Um comunicado publicado no site da Eve Air Mobility traz a seguinte fala do CEO, Johann Bordais: “Estamos avançando significativamente na montagem do nosso primeiro protótipo do eVTOL, com previsão para finalizar a produção e iniciar os voos.”

 

Ao todo, quase três mil modelos foram encomendados por operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing (que oferecem contratos de arrendamento mercantil para pessoas e outras empresas) e plataformas de voos compartilhados.


Raio-X


 

O “carro voador” da Embraer é um modelo do tipo “lift+cruise”. Isso significa que a aeronave tem rotores para deslocamento vertical e asas para deslocamento horizontal. Com fabricação em Taubaté (SP), os primeiros EVE-100 estão previstos para serem entregues em 2026. Até o momento, 2.850 modelos foram encomendados, segundo o Índice de Realidade de Mobilidade Aérea Avançada, da SMG Consulting.

 

O EVE-100 tem oito hélices para decolagem e pouso e um motor elétrico para propulsão. A autonomia do eVTOL é de 100 quilômetros – por isso, poderá ser usado para táxi aéreo urbano. Numa simulação disponível no site da Eve Air Mobility, um trajeto em Miami (EUA) que levaria 45 minutos de carro demoraria 15 minutos no EVE-100. E a viagem não emitiria CO2.

 

O “carro voador” será capaz de transportar até quatro pessoas além do piloto – ou cinco pessoas, se o piloto automático (ainda não certificado) estiver ativado. Os trajetos serão desenhados a partir de rotas pré-definidas. E os pousos e decolagens ocorrerão em aeroportos e ventiportos (helipontos para aeronaves elétricas).

 

Os primeiros testes de voo, previstos começarem em 2024, vão acontecer em três cidades brasileiras e uma estadunidense. São elas: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) – quando der – e São Francisco.

 



Fonte: Olhar Digital.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp