Oito mandados de prisão preventiva e 25 de busca e apreensão estão sendo cumpridos pela polícia. Segundo a delegada encarregada da investigação, Luciane Bertoletti, “não se trata de furto motivado pela necessidade”.
“Os criminosos levaram bens duráveis, incluindo veículos. O objetivo era puramente mercantil, aproveitando a confusão para saquear o máximo possível”, afirmou a delegada Luciane.
Eldorado do Sul foi uma das localidades mais impactadas pelos temporais que assolaram o Rio Grande do Sul, com mais de 90% da cidade inundada.
De acordo com a Polícia Civil, os dois detidos fazem parte de organizações criminosas que já atacaram 17 empresas, incluindo supermercados, distribuidoras de bebidas, alimentos e até mesmo revendedoras de tratores.
O propósito da operação de hoje é recuperar parte dos itens furtados. As investigações indicam que os criminosos também agem em outras cidades da Região Metropolitana.
A Polícia Civil obteve imagens de câmeras de segurança que mostram os criminosos realizando os saques. Desde o início das investigações, 22 pessoas foram presas ao longo do mês de maio. Entre os objetos furtados já recuperados, estão eletrodomésticos e tratores.