A Polícia Civil desarticulou um esquema de desvios de doações destinadas às famílias atingidas por chuvas e enchentes em Esteio. Os suspeitos são pai e filha, ambos moradores do município na região Metropolitana. A estimativa é que eles tenham desviado cerca de R$ 50 mil em donativos.
A ação ocorreu após uma semana de investigações. Houve a recuperação de mais de uma tonelada de itens doados, como galões de água, alimentos, roupas e itens de higiene.
O titular da DP de Esteio, delegado Marco Swirski, destacou que nenhum dos suspeitos foi vítima do dilúvio. Ele adicionou que a dupla utilizava coletes e camisetas falsas da Defesa Civil para cometer os crimes.
“A quantidade dos itens apreendidos é extensa e foi localizada após o cumprimento de mandados de busca e apreensão, no município e também em uma casa em Capão da Canoa que pertencia aos investigados”, afirmou o delegado Marco Swirski.
Ainda de acordo com o delegado, a família aproveitou o estado de calamidade pública para se aproximar de centros de distribuição, arrecadando os donativos para benefício próprio. Foram utilizados, inclusive, os veículos particulares deles para armazenar as doações desviadas.
Pai e filha foram indiciados por furto e usurpação de função pública, devido ao uso de uniforme falso da Defesa Civil. Os dois vão responder em liberdade.