12/09/2024 às 10h53min - Atualizada em 12/09/2024 às 10h53min

Afinal, a transbrasiliana entre Erechim e Passo Fundo vai ser pavimentada? Confira a última atualização do caso

O Senador Heize se reuniu com o diretor-geral do DNIT.

Durante uma audiência, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, garantiu que o projeto de pavimentação da rodovia BR-153, conhecida como Transbrasiliana, está em sua fase final. A declaração foi repassada pelo senador Luis Carlos Heinze, que está acompanhando de perto o andamento da obra.

Segundo o DNIT, a parte básica de engenharia do projeto já foi concluída, restando agora apenas a finalização dos estudos ambientais e possíveis adequações. O maior obstáculo, no entanto, é a liberação de recursos. A obra depende de um investimento de R$ 80 milhões, que deverá ser garantido por emendas ao orçamento de 2025 ou por meio de inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O senador Heinze ressaltou a importância de acelerar o processo. "São 50 anos de espera. No passado, perdemos recursos por falta de um projeto. Agora, com o compromisso assumido, estou retomando o diálogo com prefeitos, deputados e empresários para mobilizar todos os envolvidos e garantir que essa obra seja entregue à população. O diretor assegurou que a licença ambiental estará pronta em até 12 meses, e eu estarei monitorando e cobrando", afirmou Heinze.

A obra prevê a pavimentação de um trecho de 68 quilômetros, que liga Erechim a Passo Fundo, com um custo estimado de R$ 300 milhões. A expectativa é que a rodovia facilite o escoamento da produção agrícola da região, que abrange mais de 500 mil hectares. Além disso, a BR-153 promete reduzir em até 13 quilômetros a distância entre as duas cidades, aliviando o fluxo de veículos na RS-135.


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