24/10/2024 às 08h03min - Atualizada em 24/10/2024 às 08h03min

Ciclone provoca alerta vermelho para tempestades em Erechim e em grande parte do RS

O Inmet alerta para a possibilidade de chuvas acima de 60 a 100 milímetros diários em algumas regiões.

Nesta quinta-feira, um ciclone se formou sobre o Uruguai e está trazendo uma onda de fortes tempestades para o Sul do Brasil, com possibilidade de temporais se estendendo até o Mato Grosso do Sul e parte do Sudeste, incluindo o estado de São Paulo. O fenômeno, que carrega um alto risco de tempo severo, motivou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a emitir um alerta vermelho para o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, indicando grande perigo de tempestades severas.

 

Segundo especialistas em meteorologia, a instabilidade já começou a atingir o Oeste do Rio Grande do Sul nesta manhã e deve se espalhar rapidamente pelo estado ao longo do dia. Até o meio da tarde, grande parte do território gaúcho estará sob chuva, com risco de temporais intensos e isolados. A partir da tarde, o sistema de tempestades avançará em direção a Santa Catarina e Paraná, causando chuvas fortes, com potencial para queda de granizo e ventos intensos. Isoladamente, rajadas de vento fortes, conhecidas como vendavais, podem ocorrer.

 

Durante a madrugada de sexta-feira, a forte instabilidade deverá atingir também o Mato Grosso do Sul e São Paulo, com a possibilidade de formação de supercélulas — tempestades extremamente intensas, que podem causar chuvas volumosas, ventos fortes e queda de granizo.

 
Alerta de grandes danos e recomendações de segurança
 

O Inmet alerta para a possibilidade de chuvas acima de 60 a 100 milímetros diários em algumas regiões, além de ventos que podem ultrapassar os 100 km/h. Esses eventos extremos aumentam o risco de danos significativos a edificações, interrupções no fornecimento de energia elétrica, prejuízos em lavouras e problemas nas rodovias, além de queda de árvores e alagamentos.

 

Em nota, a CEEE Equatorial reforçou as recomendações para a população, orientando sobre medidas de segurança:

 

- Mantenha distância de janelas, evitando riscos com vidros quebrados ou objetos arremessados pelo vento.

- Caso esteja dirigindo, permaneça dentro do carro, que oferece proteção contra raios.

- Evite tocar em superfícies metálicas ou elétricas quando estiver ao ar livre.

- Mantenha-se afastado de árvores e áreas descampadas para minimizar o risco de ser atingido por raios.

- Em caso de cabos e fios caídos no chão, mantenha-se distante e acione as autoridades competentes.

 

Com o avanço das tempestades e a gravidade da situação, as autoridades recomendam que a população fique atenta aos alertas meteorológicos e siga as orientações para garantir a segurança.




Fontes: MetSul e Correio do Povo.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp