10/05/2022 às 00h48min - Atualizada em 10/05/2022 às 00h48min

Você já fumou PEN DRIVE???

Uso de Vape (cigarro pen drive) cresce entre menores adolescentes na cidade de Erechim.

Gabriel Holderbaum
internet (ilustrativa)
Com certeza você já deve ter escutado a seguinte expressão: “Fumar Pen Drive”. Em primeira impressão seria uma expressão cômica digna de risos e piadas, e se torna mais ainda quando você, conhece o famoso pen drive de fumar. Porém o que poucas pessoas sabem, é que este simples dispositivo colorido e bonitinho, que parece ser inofensivo aos olhos de pais e adultos, carrega em si um grande perigo para a saúde e desenvolvimento do usuário.

Criado para ajudar fumantes compulsivos e automaticamente viciados em nicotina, o Vape ou cigarro de pen drive teve um crescimento de venda absurdo nos últimos anos, porém a maioria dos consumidores, não eram fumantes na busca de largar o vício, mas sim outro grupo de pessoas.

O grande choque, é o aumento do consumo deste entre adolescentes menores de idade seja em casa, na rua, em festas, grupos de amigos e pasmem: DENTRO DE SALAS DE AULAS. Isso mesmo que você leu, adolescentes estão utilizando o dispositivo dentro das salas de aula em meio as explicações de professores, entre uma matéria e outra, e em grande escala na hora do intervalo (famoso recreio). E tudo isso aqui... Em nossa cidade e região.

Eu particularmente, venho de uma época não muito distante em que mascar chiclete e ficar de boné na sala de aula, era motivo de exclusão pelo professor e se houvesse a insistência, a consequência seria advertência e por fim expulsão da escola. Levar uma advertência para a mãe ou pai assinar era o maior temor de um estudante, desrespeitar e erguer a voz jamais passaria pela cabeça na época, princípios e valores eram regra. E para que fique claro a você que está lendo agora, eu não era o tal melhor aluno, inclusive repeti de ano 3 vezes, porém nunca por mal comportamento e desrespeito com professores e colegas, sim por falta de interesse e comprometimento pessoal.

Infelizmente se percebe, que este tempo realmente passou e ao invés de melhorar, piorou drasticamente. Hoje a repreensão de um professor é motivo de risos e desafios para os alunos e muitas vezes com o aval dos pais por receber uma história totalmente distorcida pelos filhos. Mas enfim vamos voltar ao assunto principal.

Para quem conhece o mundo dos famosos, um dos casos em que ficou exposto o assunto, foi recentemente com o cantor sertanejo Zé Neto que faz dupla com Cristiano. Ele precisou parar por um tempo com os shows para se dedicar totalmente ao tratamento. Segue relato dele: “Realmente passei por um problema sério no pulmão devido a cigarro, esses Vapes [cigarros eletrônicos]. Inclusive, dou um alerta para quem mexe com essa porcaria... Para com isso porque é um cigarro como qualquer outro e faz mal do mesmo jeito ou até mais", desabafou o artista.

Ninguém neste mundo é obrigado a saber de tudo, mas você conhece o famoso “Cigarro de Pen Drive”??? Não!!! Então nesta matéria coloquei algumas imagens retirada da internet para que você conheça o tal inofensivo. – Opa! Mas eu já vi isso com o meu filho, perguntei a ele o que era, e ele me falou que era uma caneta, ou um perfume, ou um pen drive de música, ou simplesmente um chaveiro que ganhei de um amigo! Tenso, não é??? Mas deixa eu te falar mais sobre este tal pen drive:

O QUE SÃO VAPE ou PEN DRIVE?
são dispositivos que aquecem um líquido, chamado e-liquido, em um aerossol que o usuário pode inalar. Embora os e-liquidos não contenham tabaco, eles contêm produtos químicos, geralmente incluindo aromatizantes, e muitas vezes contêm nicotina, que é viciante.

QUAIS SEUS RISCOS?
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), os dispositivos eletrônicos não são seguros e possuem substâncias tóxicas além da nicotina. O cigarro eletrônico pode causar doenças respiratórias, como o enfisema pulmonar, doenças cardiovasculares, dermatite e câncer.

O QUE DIZEM MÉDICOS ESPECIALISTAS?
“Nos últimos 24 a 36 meses, vi um aumento explosivo de pacientes que vape”, relata Broderick (Dr na cidade de New York/EUA). “Com o tabaco, temos seis décadas de estudos rigorosos para mostrar qual dos 7.000 produtos químicos inalados durante o fumo afeta os pulmões”. Mas com o vaping (cigarro pen drive), simplesmente não sabemos ainda quais os efeitos a curto ou longo prazo e quais os componentes do mesmo que são os culpados”.

POSSO MORRER POR USAR O CIGARRO DE PEN DRIVE?
SIM. O alerta inicia com crise respiratória aguda, com fadiga, tosse, febre, respiração curta, podendo chegar à falha respiratória. O efeito é semelhante à pneumonia, com vários pontos de inflamação distribuídos ao longo do tecido pulmonar. Aparentemente é possível reduzir a inflamação na maioria dos casos, mas em alguns deles não, e os pacientes morrem, deixando os médicos de mãos atadas, frustrados. (Journal of American Medical Association).

E para ir mais afundo e gerar um alerta maior para você que está lendo neste momento. Relatos dão conta que além das substâncias já citadas, alguns destes pens drives podem conter Cannabis (substância da maconha) em sua composição, além de outros produtos tóxicos desconhecidos, porém prejudiciais à saúde.
Alguns relatos que colhi sobre o assunto e claro preservando a identidade dos relatores, dão conta que sim; Adolescentes menores de idade consomem livremente o pen drive em escolas municipais e estaduais de nossa querida Erechim, e que inclusive já foi chamada a atenção de autoridades responsáveis para tomar providências cabíveis, porém o caso ainda não é tratado como prioridade por eles, o que é uma informação lamentável.

Por fim, espero que esta matéria possa servir como divisor de águas para o conhecimento sobre o assunto. E você que é responsável por um menor de idade, fique atento, fique em alerta e tome as devidas providências para que o pior não venha acontecer. E se alguém um dia te perguntar: - Já fumou Pen Drive?? Você possa dizer: NÃO OBRIGADO... Este é prejudicial e pode levar a morte!

Por: Gabriel Holderbaum
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp