Jogando diante de seus torcedores, o Inter arrancou um empate por 1 a 1 com o Grêmio, na tarde deste domingo, garantiu a conquista do título gaúcho após nove anos e impediu a conquista do octa pelos gremistas (a marca continua exclusiva do Inter). Apesar de não ter reeditado as suas melhores atuações da temporada, o time colorado foi superior ao rival nos dois clássicos e melhor que todos os demais ao longo de toda a competição.
Aos 10 minutos, Enner Valencia, cobrando falta que ele mesmo sofreu na intermediária, acertou o ângulo, marcando um golaço. O Beira-Rio explodiu de alegria. O título estava ficando mais próximo. Em seguida, porém, o Grêmio empatou com Wagner Leonardo de cabeça, aos 16 minutos, após cobrança de falta para a área. O gol só foi confirmado após o VAR analisar o lance por 7 minutos.
Ambos os treinadores usaram as alternativas no banco de reservas. O Grêmio tentou pressionar, deixando alguns espaços atrás. O Inter, porém, não conseguiu aproveitá-los. A partida seguiu nervosa com confusão dentro do campo e troca de empurrões. Dodi e Aguirre ainda foram expulsos no final.