Morre uruguaio Álvaro Mangino, sobrevivente do acidente aéreo conhecido como “Milagre dos Andes”

Ex-membro da equipe de rugby que ficou perdida a 4 mil metros de altura tinha sequelas de pneumonia

29/03/2025 20h13 - Atualizado há 3 dias
Morre uruguaio Álvaro Mangino, sobrevivente do acidente aéreo conhecido como “Milagre dos Andes”
Pablo Porciuncula / AFP

O uruguaio Álvaro Mangino, um dos sobreviventes do acidente aéreo de 1972 nos Andes, retratado no filme "A Sociedade da Neve", morreu neste sábado (29) em Montevidéu, aos 71 anos, informou a imprensa local. Mangino sofria com problemas de saúde depois que de uma pneumonia da qual custou a se recuperar, segundo ele mesmo contou em fevereiro do ano passado, em plena promoção do filme indicado ao Oscar.

Amigo dos integrantes da equipe amadora de rúgbi uruguaia Old Christians Club, voava com eles para uma partida no Chile quando o avião fretado para os transportar caiu nos Andes argentinos em 13 de outubro de 1972. "A comunidade do Colégio Stella Maris e o Old Christians Club lamentam com profundo pesar a partida de Álvaro Mangino Schmid", escreveu o clube na rede social X.

Mangino, que também não era aluno do colégio Stella Maris, quase não conseguiu embarcar no fatídico voo 571. Das 45 pessoas a bordo, 33 sobreviveram ao impacto inicial, mas apenas 16 viveram para contar a dura experiência de passar dez semanas a -30ºC e a quase 4 mil metros sobre o nível do mar, sem abrigo, roupas adequadas e comida.

Como o restante do grupo, Mangino teve que recorrer ao canibalismo e se alimentar da carne de seus companheiros mortos. "A decisão mais difícil que tomei em minha vida", conforme ele lembrou no livro "A Sociedade da Neve", do uruguaio Pablo Vierci, que baseia o filme. J.A. Bayona, diretor do longa, destacou neste sábado a generosidade de Mangino e sua ajuda para o filme.

 


FONTE: AFP
Notícias Relacionadas »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp