O Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), esteve reunido na noite de terça-feira (1), na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Economia Criativa, dando seguimento a função de formular, deliberar e fiscalizar as políticas públicas culturais no município. Durante a reunião, os novos representantes governamentais foram apresentados e os conselheiros sugeriram ações para o ano de 2025, como formações, questão organizacional e profissional os produtores de cultura.
A área cultural agora conta com o novo Plano Municipal de Cultura (PMC) 2025-2035, que foi produzido no ano passado, com contribuições feitas pelas setoriais ao longo de nove encontros. A lei foi aprovada na Câmara de Vereadores na semana passada. O documento apresenta objetivos, metas e ações das políticas públicas culturais no município de Erechim para o prazo de 10 anos, dividias em oito eixos como: Gestão cultural na administração pública; Fomento, financiamento e incentivo cultural; Formação e Capacitação; Difusão, circulação e ampliação de repertório; Desenvolvimento econômico e geração de renda; Diálogo e Cidadania; Diversidade e Transversalidade Cultural e Patrimônio Cultural e Memória.
O CMPC, compõe o Sistema Municipal de Cultura (SMC) e é um órgão colegiado que promove a participação da sociedade civil e de representação do poder público na construção e implementação de ações culturais, garantindo a democratização do acesso à cultura, a diversidade cultural e o desenvolvimento de práticas culturais locais. Por isso, neste encontro, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Economia Criativa, realizou a apresentação dos projetos para os próximos meses.