O curso de graduação em Administração do Campus Erechim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) obteve conceito 5 em seu processo de reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC), o que representa nota máxima e um desempenho de excelência segundo a escala proposta pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que varia de 1 a 5.
A avaliação ocorreu nos dias 7, 8 e 9 de abril de 2025 por comissão designada pelo MEC. Foram observados aspectos relacionados a três dimensões: a) organização didático-pedagógica; b) corpo docente; e c) infraestrutura. Os avaliadores conheceram as instalações físicas do campus, com uma visita virtual a espaços como biblioteca, salas de aula e laboratórios.
Para a coordenadora do curso, professora Silvana Saionara Gollo, a obtenção do resultado é fruto de um trabalho sólido, colaborativo e contínuo baseado nessas três dimensões fundamentais. Na esfera “Político-Pedagógica”, comenta que o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) foi considerado atualizado, coerente com as diretrizes curriculares nacionais e alinhado às demandas contemporâneas da sociedade e do mundo do trabalho. Destaca ainda que o PPC foi avaliado positivamente por priorizar a formação crítica, ética e inovadora, contribuindo para o desenvolvimento de competências profissionais e humanas e a articulação entre teoria e prática.