Na noite de quinta-feira (24), a Câmara de Vereadores de Erechim realizou uma sessão solene marcada por reconhecimento. O Legislativo entregou uma Menção Honrosa ao Comando Geral da Brigada Militar do Rio Grande do Sul pelos relevantes serviços prestados ao município, especialmente pela instalação do Comando Regional de Polícia Ostensiva Norte (CRPO-Norte).
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades civis e militares. Representando o Executivo municipal, esteve o secretário de Planejamento, Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Jackson Arpini. Também participaram o Comandante-Geral da Brigada Militar, Cel. Cláudio dos Santos Feoli; o Subcomandante-Geral, Cel. Douglas da Rosa Soares; o Chefe do Estado-Maior, Cel. Luigi Gustavo Soares Pereira; o Comandante do CRPO-Norte, Cel. Carlos Alberto Cardoso de Aguiar Junior; o corregedor-geral da Brigada Militar, Cel. Vladimir Luís Silva da Rosa; o comandante do 13º BPM, Ten. Cel. André Konigonis, além de demais oficiais e integrantes das forças de segurança da região.
A criação do CRPO-Norte representa um marco para a segurança pública na região norte do Estado. Instituído por meio do Decreto nº 57.063, de junho de 2023, o comando foi oficialmente instalado em 5 de abril de 2024, em uma cerimônia que contou com a presença do governador Eduardo Leite, do prefeito de Erechim, Paulo Polis, do secretário estadual de Segurança Pública, Sandro Caron, e de diversas outras autoridades.
Sob a liderança do Cel. PM Carlos Alberto Cardoso de Aguiar Junior, o CRPO-Norte abrange 37 municípios e se tornou uma peça estratégica na reorganização das ações de policiamento ostensivo e integração regional. A nova estrutura foi instalada no antigo Centro de Instrução Militar do 13º BPM, agora revitalizado para abrigar o comando. O local conta com mais de 10 mil m² de terreno e 980 m² de área construída, dispondo de salas administrativas, alojamentos, área de confraternização, entre outros espaços funcionais.
Durante seu discurso, o Comandante-Geral da Brigada Militar, Cel. Cláudio dos Santos Feoli, relembrou o compromisso da corporação com a comunidade gaúcha e também agradeceu:
“A sociedade de Erechim, através dos seus representantes eleitos, a cada um dos policiais militares que colaboram diariamente na proteção da comunidade. Ano passado, na instalação do CRPO Norte, eu falei sobre a renovação dos laços da Brigada Militar com o município de Erechim. A história da nossa corporação é a história do serviço devotado à sociedade gaúcha, que por sua vez acolhe a Brigada Militar por entender a instituição como um pilar da nossa comunidade e em maior medida do próprio sentimento gaúcho.”
A instalação do CRPO-Norte é fruto de um esforço coletivo envolvendo o Governo do Estado, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Erechim, a Associação dos Municípios do Alto Uruguai, o Ministério Público e a fundamental participação da comunidade local. A gestão dos recursos ficou a cargo do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Erechim.