Colégio Marista Medianeira celebra 90 anos com Jantar Baile

Evento reuniu educadores, estudantes, famílias e comunidade

29/04/2025 16h41 - Atualizado há -2 horas
Colégio Marista Medianeira celebra 90 anos com Jantar Baile
Imagem de Arquivo

Comemorar 9 décadas no cenário educacional de Erechim, com uma reconhecida trajetória no processo educativo e evangelizador de crianças, adolescentes e jovens, sem dúvida, é sinônimo de dedicação e de comprometimento de todos que já contribuíram ou contribuem com a história do Colégio Marista Medianeira.

 

Como dizia São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista no mundo, “educar é uma obra de amor”, e sobretudo, de colocar-se à serviço do outro, ajudando-o a construir seu projeto de vida com base em uma Educação Integral e transformadora. Hoje, o Colégio Marista Medianeira conta com um grupo de 160 educadores, que atendem diariamente cerca de 1050 estudantes e suas famílias, com o propósito de contribuir da melhor forma possível no processo formativo de cada um que passar pelos espaços da escola.

 

A data oficial de fundação do Marista Medianeira em Erechim foi no dia 9 de janeiro de 1935, em decorrência dos inúmeros pedidos da população local, iniciando a oferta com os cursos Primário, Admissão e Comercial. Hoje, o Colégio atende todos os níveis de ensino da Educação Básica, com espaços diferenciados para Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Turno Integral e Atividades Complementares. E celebrar com as pessoas que dão vida à essa missão, resgatando o espírito de família e a união, faz parte do carisma marista. Dessa forma, no último sábado, dia 26 de abril, a comunidade escolar do Colégio se reuniu no CTG Sentinela da Querência para comemorar o aniversário de 90 anos da instituição.

 

Na abertura do Jantar Baile, os estudantes que fazem parte do Coral Infantil do Colégio homenagearam a escola com canções maristas e que falavam de vida e esperança. Após, iniciou-se o protocolo, com a condução do Diretor do Colégio, Danuzio Brandelero, e da Vice-diretora, Lizandra Passini, que destacaram a importância das “pessoas que construíram e constroem memórias afetivas no Marista Medianeira, um lugar de missão e de vocação.”

 

A celebração seguiu com um momento de espiritualidade, conduzido pelo Coordenador de Pastoral do Colégio, Cezar Menegat, que trouxe uma reflexão acerca da “Casa da luz” de Champagnat, relacionando-a à luz que cada um carrega dentro de si e que faz a diferença na missão de construir uma educação acolhedora e potente. O momento também fez referência aos 200 anos de L’ermitage, aos 125 anos da presença dos Irmãos Maristas no Rio Grande do Sul e aos 90 anos do Colégio.

 

Após, seguiu-se um momento de homenagem para a Associação de Pais e Mestres do Colégio, a Apamem, e para o Grêmio Estudantil, com a lembrança de todos os membros que compuseram a diretoria da Apamem desde a sua fundação e com a entrega de um brinde aos que estavam presentes. O atual presidente da associação, Paulo Valentini, agradeceu a presença de todos e destacou que “momentos como este são muito importantes para que o espírito de família se fortaleça e permaneça vivo nas gerações atuais e futuras”. Neste momento, estudantes do Colégio entraram no salão, levando bandeiras representativas para a instituição: as bandeiras do Colégio, da Pastoral Juvenil Marista, da Pastoral Marista das Infâncias, do Grupo de Voluntariado, do Grêmio Estudantil, da Associação de Pais e Mestres e do Terceirão 2025 representaram a atuação das diversas frentes do colégio.

 

Entre os presentes do Jantar, estavam a Secretária de Educação do Município de Erechim, Verenice Lipisch, o Diretor do Colégio Marista Conceição, Alexandre Lopes, e os Ex-diretores e Vices-diretores do Colégio, Ir. Adelmo Bald, Ir. Canísio Puhl e Margaret Alegretti Paludo, os quais foram homenageados com a entrega de uma lembrança com a foto do Colégio.


FONTE: Jéssica Barroso
Notícias Relacionadas »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp