Em uma sessão especial marcada por emoção, reconhecimento e representatividade cultural, a Câmara de Vereadores de Erechim realizou, na tarde de terça-feira (6), a entrega do Certificado Cultural e Literário Professora Alba Albarello ao advogado Jorge Lisbôa Goelzer.
Instituída em 2022, a honraria leva o nome da professora Alba Albarello, uma das fundadoras da Academia Erechinense de Letras (AEL), e é concedida anualmente a pessoas ou entidades que se sobressaem na cena cultural e literária da cidade. A indicação de Goelzer partiu da própria AEL, reconhecendo sua longa trajetória de dedicação à cultura, ao civismo e à educação.
A mesa de autoridades foi composta pelo presidente do Legislativo, vereador João Francisco Coimbra Parenti (Fifo), o vice-presidente e proponente da homenagem, vereador Carlos Zannini, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Economia Criativa, Wallace Soares, a presidente da Academia Erechinense de Letras, Zeni Bearzi, e o vereador Ricardo Argenta, que atuou como secretário da sessão.
Trajetória marcada pelo serviço comunitário e amor ao conhecimento
Durante a cerimônia, o vereador Carlos Zanini ressaltou a vida pública de Jorge Goelzer, que exerceu mandato na Câmara entre 1993 e 1996, e sua atuação marcante no Lions Clube Erechim Cinquentenário, onde ingressou em 1973 e deixou seu legado como Governador Distrital em 1991–1992. Em sua gestão, idealizou e implementou projetos nas áreas da educação, prevenção à violência e valorização da cidadania.