A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) anunciou nesta segunda-feira (25), durante o Almoço Sindical, os sindicatos industriais contemplados pelo Programa de Apoio a Projetos Sindicais (Prosind) 2025-2026. Inicialmente previsto em R$ 4 milhões, o valor destinado foi ampliado para R$ 5,2 milhões pela gestão do presidente Claudio Bier, em reconhecimento ao trabalho das entidades. Quase 70 sindicatos tiveram projetos selecionados nesta edição.
Líderes sindicais comemoraram a aprovação de projetos que impactarão diretamente seus setores. Para Marcelo Thomaz Domingos, presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário, Construção e Olarias de Cachoeira do Sul (Simco), o Prosind representa “uma oportunidade única para empresas que, de outra forma, não teriam acesso a tantas iniciativas”. Já Alexandre De Carli, presidente do Sindicato das Indústrias de Mármores, Granito e Rochas Ornamentais (Simag-RS), destacou o caráter sustentável de seu projeto aprovado: “Nossa iniciativa, Marmoraria Eficiente e Sustentável, envolve uma nova destinação para resíduos industriais, que podem se transformar em novos recursos.”
Com as medidas, a Federação reforça os compromissos assumidos pela atual gestão, de apoiar a competitividade do setor industrial e contribuir para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul por meio de suas 52 mil indústrias. Além do Prosind, os sindicatos também terão acesso a novos programas de qualificação e inovação, fortalecendo ainda mais o papel do associativismo no Estado.