Centro Estadual de Vigilância em Saúde emite alerta epidemiológico para surto de meningite no Sul do RS

Os sintomas da doença são: febre alta repentina, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, náuseas e vômitos persistentes, sensibilidade à luz, sonolência excessiva ou confusão mental e manchas vermelhas ou roxas na pele

03/10/2025 08h20 - Atualizado há 3 horas
Centro Estadual de Vigilância em Saúde emite alerta epidemiológico para surto de meningite no Sul do RS
Divulgação

O Cevs (Centro Estadual de Vigilância em Saúde) emitiu um alerta epidemiológico devido à ocorrência de um surto de meningite em Pelotas, na Região Sul do RS. A medida visa reforçar a atenção dos serviços de saúde e orientar a população sobre os sinais da doença e as ações de prevenção.

No município, foram confirmados cinco casos neste ano: três pelo tipo ou sorogrupo Y (sem vínculo entre si) e dois pelo sorogrupo C da bactéria Neisseria meningitidis. Nenhum evoluiu para óbito.

Já em Canguçu, também na Região Sul, foram registrados dois casos adicionais, ambos pelo sorogrupo Y, incluindo um óbito de um homem de 38 anos. Com sete casos confirmados na região neste ano, o número já supera os registros de 2023 (dois casos) e 2024 (cinco casos). As notificações ocorreram entre maio e início de setembro, com idades variando de 5 meses a 72 anos.

A população deve procurar atendimento médico imediato ao surgimento de sintomas, especialmente se forem de início súbito. São eles: febre alta repentina, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, náuseas e vômitos persistentes, sensibilidade à luz, sonolência excessiva ou confusão mental, manchas vermelhas ou roxas na pele que não desaparecem ao serem pressionadas e convulsões. Em crianças menores de 2 anos, ocorrem irritabilidade, choro persistente, sonolência e abaulamento da moleira.


FONTE: O Sul
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tcheerechim.com.br/.
Error