Até a tarde desta quinta-feira, o Brasil contabilizava 59 notificações relacionadas à intoxicação por metanol , conforme detalhado pelo ministro da Saúde , Alexandre Padilha , em coletiva de imprensa. Dentre as 59 notificações, 11 já tiveram detecção laboratorial da presença do metanol . A distribuição dos registros por estado é a seguinte:
São Paulo: 53 notificações
Pernambuco: 5 notificações
Distrito Federal: 1 notificação
O ministro Padilha também anunciou medidas para garantir o tratamento, informando que foi criado um estoque de etanol farmacêutico nos hospitais universitários federais.
Além disso, o Ministério está adquirindo mais 4,3 mil ampolas para disponibilizá-las a "qualquer estado, qualquer centro de referência, qualquer unidade de saúde que não tenha esse etanol farmacêutico”.
Segundo Padilha, embora muitos estados já possuam o produto, aqueles que não tiverem podem acionar imediatamente esses estoques concentrados nos hospitais universitários.