Lei de autoria da Delegada Nadine impulsiona programa contra o câncer de mama
A iniciativa tem como objetivo capacitar profissionais da rede pública para atuar na chamada “navegação de pacientes” — um modelo de acompanhamento que garante mais agilidade e organização no encaminhamento de mulheres em tratamento contra o câncer de mama
07/10/2025 08h57 - Atualizado há 6 horas
Alefer Dias / AL RS
A deputada estadual Delegada Nadine celebrou a assinatura de um termo de cooperação entre o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA) e Governo do Estado. O anúncio foi feito no Palácio Piratini na manhã desta segunda-feira, 6. A parceria integra o Programa Estadual de Navegação de Pacientes para Pessoas com Neoplasia Maligna de Mama criado a partir da Lei Nº 16.151/24 de autoria da parlamentar.
A iniciativa tem como objetivo capacitar profissionais da rede pública para atuar na chamada “navegação de pacientes” — um modelo de acompanhamento que garante mais agilidade e organização no encaminhamento de mulheres em tratamento contra o câncer de mama no âmbito do programa SERMulher.
Segundo a parlamentar, a ação é um avanço importante para a saúde das mulheres gaúchas e reforça o compromisso conjunto para combater o câncer de mama: “Essa política pública tem uma ligação direta com o nosso mandato. Fomos autores da lei que criou o Programa Estadual de Navegação de Pacientes com Neoplasia Maligna de Mama, desenvolvido em parceria com o IMAMA. Essa medida garante que cada mulher tenha um acompanhamento integral, evitando atrasos em exames e consultas, o que pode fazer toda a diferença na luta pela vida”, destacou a deputada.
FONTE: Assembleia Legislativa RS