No sábado (14/5), o meia Edenílson, do Internacional, afirmou que foi alvo de injúria racial por parte do lateral Rafael Ramos, do Corinthians. Nesta segunda-feira (16/5), um perito em leitura labial confirmou que o jogador português do clube paulista realmente chamou o jogador do Colorado de macaco.
O especialista foi ouvido pela Rádio Gaúcha. Roberto Meza Niella é perito e confirmou a agressão sofrida por Edenílson.
“Eles estão de frente para a câmera e é possível ler o posicionamento dos lábios do Ramos. Podemos identificar de forma tênue a frase que todo mundo está dizendo, que é a palavra “macaco”. E vem na sequência um palavrão que não fica muito claro na definição dos lábios dele. Temos que tomar esse cuidado, mas me parece que é ‘do caral**’. A frase completa seria macaco do caralh**”, disse, em entrevista ao programa Timeline.
“Cada som da nossa fala tem características articulatórias e fonológicas muito particulares, o que permitem, dependendo da qualidade da imagem, identificar o que a pessoa diz naquele determinado momento. Tivemos acesso a todos eles e fizemos uma análise passo a passo, quadro por quadro, daqueles vídeos para poder determinar o que foi dito pelo jogador do Corinthians”, afirmou Niella, que também analisou o caso envolvendo o volante Gerson e o meia Indio Ramírez, do Bahia.
Ainda não há prazo definido para a conclusão da análise do caso envolvendo o jogador do Corinthians e Edenílson. A análise será realizada pelo Instituto Geral de Perícias (IGP).
Fonte: Metropoles