13/07/2022 às 08h31min - Atualizada em 13/07/2022 às 08h31min

Criminoso condenado a 120 anos prisão comandava dentro do presídio esquema de tráfico e lavagem de dinheiro

https://agoranovale.com.br/noticias/policia/criminoso-condenado-a-120-anos-prisao-comandava-dentro-do-presidio-esquema-de-trafico-e-lavagem-de-dinheiro/

A Polícia Civil cumpriu, nesta terça-feira, dia 12, mandados de prisão preventiva contra três suspeitos de lavar o dinheiro obtido com o crime organizado no RS. Os alvos foram o líder do esquema, que cumpre pena de 120 anos na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC), e dois empresários.

O esquema é investigado desde abril, quando 15 mandados de busca e apreensão foram cumpridos na primeira fase da operação, em Bagé. Na oportunidade, foram recolhidos 7kg de cocaína, 1kg de crack, insumos para refino e desdobramento de entorpecentes – carga que, somada, foi avaliada em mais de R$ 780 mil.

Desde então, as autoridades conseguiram provar que a droga é de uma quadrilha que tem base na Fronteira Oeste, e é vinculada com outras duas: uma de origem no Vale dos Sinos, e outra criada em São Paulo, mas com abrangência nacional. Juntas, as facções atuavam para dar aparência de legalidade ao dinheiro obtido com o tráfico.

Empresas de fachada Para isso, eram usadas as duas empresas de fachada alvo da operação desta terça: uma construtora da cidade de Ribeirão Preto, localizada no interior paulista; e uma revenda de veículos de Belém. O grupo do Pará – composto por 3 sócios majoritários – movimentou mais de R$ 150 milhões em pouco mais de um ano. Além das ordens judiciais de busca e apreensão, os policiais cumpriram 20 mandados de busca nos três estados. Foram apreendidos dezenas de equipamentos eletrônicos de alto valor, 54 mil reais, 19 mil euros e mais de 14 mil dólares em espécie.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp