Nesta terça-feira (26), autoridades municipais e estaduais voltaram a realizar ação conjunta contra receptação, furto e roubo de fios de energia e outros materiais de iluminação em Porto Alegre. A ofensiva teve como alvo quatro ferros-velhos localizados no bairro Restinga (Zona Sul).
Confira nossos perfis no Instagram, Twitter , Facebook e Telegram e tenha acesso a todas nossas notícias.
O saldo da operação foi a prisão de três suspeitos pelos crimes de furto de energia elétrica e receptação de material da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) – um deles também mantinha no estabelecimento uma motocicleta com placa clonada. Todos foram encaminhados à área judiciária.
Estamos atuando de forma conjunta para combatermos esta cadeia criminosa”, ressalta o secretário-adjunto de Segurança, Comissário Zottis. “A integração entre os órgãos de segurança do município e Estado, juntamente com as concessionárias de telefonia, tem tornado nossas ações mais positivas nas operações contra os ferros-velhos.”
Além de integrantes dos efetivos da Guarda Municipal, Brigada Militar (BM), Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar (CBM-RS), também participaram da operação fiscais da prefeitura, agentes de trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), além de equipes técnicas de empresas de energia e telefonia, bem do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).
Legislação municipal
Recentemente, o prefeito Sebastião Melo sancionou projeto que regulamenta as atividades em ferros-velhos e endurece o combate ao comércio ilegal de materiais furtados e roubados. A procedência dos objetos deve ser identificada, caso contrário o estabelecimento pode ser multado, interditado ou perder o alvará.
Uma das orientações das autoridades de segurança pública é de que o cidadão auxilie no combate a esse tipo de crime. Em Porto Alegre, é possível denunciar suspeitas desse e de outros tipos de crime, por meio do telefone 153. A ligação é anônima.
(Marcello Campos | O Sul)