Na manhã deste sábado (30), a Brigada Militar (BM) registrou uma ocorrência de abandono de incapaz em Farroupilha. O fato aconteceu por volta das 09h50min, na Rua Onze de Dezembro, nas proximidades da área central da cidade.
De acordo com o boletim de ocorrência, a BM foi despachada para averiguar uma denúncia de duas crianças chorando, pois teriam sido deixadas sozinhas dentro de uma residência. No local, a moradora da casa da frente franqueou a entrada das guarnições e apontou o imóvel localizado aos fundos do terreno.
Foi constatado o abandono e necessário forçar a porta e entrar de rastejo para acessar o interior da residência. Na casa, havia um bebê (masculino) de 1 ano e 4 meses chorando, caminhando pela casa, sem roupa na parte de baixo e pés descalços. Também havia mais um menino de 3 anos e 1 mês, vestido e sentado na cama com frio.
A guarnição constatou que a casa estava em situação insalubre, pois havia lixo jogado pelo chão, roupas espalhadas pela residência, fios de luz desencapado ao alcance das crianças e vidro da porta principal quebrado. Após, compareceu no local a mãe dos menores, de 30 anos, e informou que estava trabalhando (vendedora de Título de Capitalização da Modalidade Filantropia Premiável) e, por necessitar trabalhar, teria deixado as crianças.
Foi realizado contato telefônico com o Conselho Tutelar, porém o mesmo informou que não compareceria no local. A mãe ficou advertida pela conselheira e ciente que deveria comparecer no Conselho na próxima segunda-feira (1º).
Diante dos fatos, a mãe e os filhos foram encaminhados à Delegacia de Pronto Atendimento para registro e, por entendimento da autoridade policial, foi lavrado registro simples de Abandono de Incapaz.