08/08/2022 às 15h10min - Atualizada em 08/08/2022 às 16h10min

Fider Pescados é destaque em diversidade e biosseguridade, aponta Relatório de Sustentabilidade 2021 do Grupo MCassab

54% da força de trabalho da empresa são de mulheres, reflexo das políticas de inclusão do Grupo

SALA DA NOTÍCIA Texto - Assessoria de Imprensa

Fider Pescados é destaque em diversidade e biosseguridade, aponta Relatório de Sustentabilidade 2021 do Grupo MCassab

54% da força de trabalho da empresa são de mulheres, reflexo das políticas de inclusão do Grupo

 

A Fider Pescados, presente no mercado da piscicultura há 13 anos, é destaque no quesito desempenho ambiental do Relatório de Sustentabilidade 2021, do Grupo MCassab, do qual faz parte. O levantamento mostra os principais resultados da organização nas esferas de governança, social e ambiental das suas cinco Áreas de Negócios: Distribuição, Nutrição e Saúde Animal, Consumo, Fider Pescados e Vitachemie. 

 

“Além de prezamos pelo meio ambiente sempre, também priorizamos a diversidade no ambiente de trabalho. Somos uma importante divisão do Grupo MCassab, com 522 funcionários, dos quais 54% são mulheres. Isso é um reflexo de nossas políticas de inclusão”, informa Juliano Kubitza, gerente responsável pela Fider Pescados. 

 

Localizada em Rifaina (SP), a Fider conta com fazenda de produção de tilápia e indústria de processamento da espécie, sendo uma das maiores do Brasil, com produção de 800 toneladas por mês.

 

Destaque para a preocupação com a qualidade da área e a Área de Preservação Permanente (APP), que favorece a conservação da fauna e da flora silvestres do local. Em 2021, foi realizado reflorestamento executado em toda a APP, que tem cerca de 22.600 metros, com o plantio de 15 mil árvores. “Inclusive, essa área funciona como refúgio de animais silvestres, como pássaros, cobras e até mesmo macacos. Fizemos um mapeamento da falta e de todas as espécies de animais presentes na fazenda da Fider 131 estão em listas de conservação e um ameaçado de extinção, o Tamanduá-bandeira”, detalha Juliano Kubitza.

 

A Fider também conta com procedimento operacional para interação com animais silvestres, cuja principal finalidade é regular os processos relacionados à captura ou afugentamento das espécies nas instalações da empresa, além de colaborar com ações de salvamento. 

Em 2021, a Fider implantou o programa Acqua Control, sistema que monitora a qualidade da água na piscicultura. O controle de acionamento de aeradores age somente sob demanda, o que deve gerar redução de 15% ao ano do consumo de energia.

 

Além disso, a empresa está implantando a recirculação de água no processo de recebimento de peixes, o que reduz significativamente o uso de água na etapa produtiva. “Nós temos uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) própria e buscamos otimizar o processo mais ainda, buscando utilizar o Iodo proveniente dos efluentes como combustível para as caldeiras”, explica o gerente da Fider.

 

Em outra frente ambiental, a Fider encaminhou para reciclagem 13,2 toneladas de embalagens, volume que representa 22% da massa de plástico e papelão comercializados no ano passado, atendendo as exigências do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. “Com isso, contribuímos para a renda de diversas cooperativas e seus operadores de reciclagem em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e no Distrito Federal. Nós realizamos esse projeto junto com o selo Eu Reciclo, do qual somos parceiros desde 2017”, informa Juliano Kubitza.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp