17/08/2022 às 09h57min - Atualizada em 18/08/2022 às 00h01min

Confina Brasil identifica cuidado especial com a alimentação de bovinos na seca e ‘sequestro’ de bezerros em propriedades do Mato Grosso

Confina Brasil identifica cuidado especial com a alimentação de bovinos na seca e ‘sequestro’ de bezerros em propriedades do Mato Grosso

SALA DA NOTÍCIA Graziele Oliveira
Primeira semana da terceira rota da expedição realizada pela Scot Consultoria também presenciou grande uso de produtos do algodão na dieta, entre outros destaques.
A terceira rota do Confina Brasil 2022 teve sua primeira semana de visitas finalizada. Realizada de 8 a 12 de agosto, a pesquisa-expedicionária visitou 15 propriedades no Oeste de Mato Grosso, um dos estados mais importantes para o agronegócio. Duas equipes formadas por engenheiros agrônomos, médicos-veterinários e zootecnistas destacaram estratégias alimentares especialmente desenvolvidas para enfrentar a época das secas, sequestro de bezerros para diferentes fins e uso de produtos do algodão na alimentação dos animais.
Já nos primeiros dias de visitas, uma das equipes da Scot Consultoria desembarcou na Fazenda Planície, localizada em Pontes e Lacerda (MT). A propriedade planeja-se todos os anos para ofertar pastagem de qualidade aos seus animais – principalmente nas secas. Com reforma de suas pastagens, o confinamento controla com rigor a lotação do pasto. No período sem chuvas, os gestores diminuem a taxa de lotação, para evitar o superpastejo na área. Já nas águas, a taxa é elevada, de forma controlada, para evitar a degradação da pastagem.
Outra propriedade que muda sua forma de trabalhar na seca é a Fazenda Bandeirantes, de Araputanga (MT). Para aliviar sua área de pasto, uma parte dos animais é realocada para o confinamento e a outra parte fica em semiconfinamento. Além disso, a Bandeirantes utiliza o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), para obter o melhor aproveitamento de sua área de pasto.
Engenheiro agrônomo e analista de mercado da Scot Consultoria, Hugo Mello fala sobre um dos destaques da semana: uma estratégia chamada “sequestro” realizada na Fazenda São José, com sede em Pontes e Lacerda (MT). “Voltado para a cria, o confinamento tem como objetivo elevar a qualidade de carcaça dos animais, preparando-os para o leilão. Assim que desmamam, os bovinos são encaminhados ao cocho e recebem dieta especial para terminação. Desmamando os animais de forma precoce, há um alívio para as vacas que estão no pasto. Consequentemente, há uma melhora significativa na condição corporal das fêmeas”.
A desmama convencional acontece quando o bezerro possui cerca de oito meses de idade. O “sequestro” consiste em uma desmama precoce, com os animais sendo desmamados entre quatro a cinco meses de idade, reduzindo pela metade o tempo necessário para recuperação das fêmeas.
As propriedades de Mato Grosso fazem grande uso dos produtos obtidos no beneficiamento da plumana dieta dos animais, como é o caso do Confinamento Masutti, em Campos de Júlio (MT). “Como produz algodão, o Masutti oferece aos animais: caroço, farelo, torta e capulho de algodão como fonte de nutrição, além do milho, que também é de produção própria”, destaca Raphael Poiani, zootecnista e analista de mercado da Scot Consultoria. Na região de Sapezal (MT) observa-se a estratégia de utilização de caroço, torta e capulho de algodão pelos confinadores, já que a região se destaca na produção estadual.
Por fim, uma das equipes do Confina Brasil 2022 se impressionou em visita feita à Fazenda Galera, localizada em Conquista do Oeste (MT). A grande capacidade de armazenamento foi o motivo da surpresa. “A propriedade possui quatro silos aéreos com grande capacidade de armazenagem. Além disso, os gestores investiram na construção de mais dois silos, que possuirão capacidade de 60 mil sacos, cada um”, conclui Raphael. A propriedade possui também silos trincheira para armazenamento de milho úmido, silagem e capulho de algodão. A fábrica de ração da fazenda dispõe de boa capacidade de armazenamento.
O Confina Brasil tem apoio de importantes empresas. Na categoria de montadora, a expedição tem parceria com a Mitsubishi. São patrocinadores "Ouro": CasaleCoimmaElancoFS BioenergiaiRanchoNutron UPL. No patrocínio "Prata", estão Associação Brasileira de AngusReenergisa e ZinproEmbrapaHospital de Amor e Associação Nacional da Pecuária Intensiva (ASSOCON) são parceiros institucionais.
Para acompanhar essa jornada e testemunhar histórias incríveis, acesse nosso blog por meio do site confinabrasil.com e o Instagram @confinabrasil.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp