23/08/2022 às 11h58min - Atualizada em 25/08/2022 às 00h00min

Elanco Saúde Animal faz controle de moscas domésticas durante a 45ª edição da Expointer

Foco da iniciativa é assegurar a saúde e bem-estar dos animais de produção, produtores e visitantes da feira, durante e após o evento, uma vez que as moscas são potenciais vetores de transmissão para mais de 100 doenças

SALA DA NOTÍCIA Elabore Estratégia

A Elanco Saúde Animal, segunda maior empresa do segmento veterinário em todo o mundo, volta a ser a responsável pelo controle de moscas domésticas na 45ª edição da EXPOINTER, uma das maiores feiras do agronegócio nacional, com a exibição e comercialização de animais de produção e de novas tecnologias para o setor. A feira será aberta ao público entre os dias 27/8 e 4/9 na cidade de Esteio (RS), mas dois dias antes a Elanco já iniciará o combate aos insetos, em diversos pontos de controle selecionados, com a aplicação do AgitaTM 10 WG, produto destinado para o controle integrado de moscas e o único do mercado que une em sua composição açúcar e feromônio sexual para atraí-las e eliminá-las em sua fase adulta, com extrema rapidez e sem representar riscos à saúde para animais domésticos e pessoas.

O controle de moscas domésticas é um recurso de saúde pública, fundamental não apenas para a saúde e bem-estar dos animais que estarão na Expointer, mas também para a dos produtores e visitantes da feira”, diz Octaviano Pereira Neto, gerente Técnico de Bovinos de Corte da Elanco Brasil. “Como se sabe, moscas domésticas não são apenas um incômodo, são também potenciais transmissoras de enfermidades severas com mais de 100 diferentes agentes de doenças que, uma vez transmitidos, prejudicam a nossa saúde e a dos animais. Por isso, o controle desses insetos em um evento do porte da Expointer é tão importante quanto o que fazemos no campo e nas fazendas, onde a incidência das moscas domésticas é bastante disseminada, representando riscos aos rebanhos”, complementa Octaviano.

Antes do evento começar e durante toda a feira, um promotor credenciado pela Elanco aplicará o AgitaTM 10 WG em placas específicas, contêineres de resíduos e superfícies de instalações predeterminadas para atrair os insetos e eliminá-los na maior proporção possível, sem nenhum risco a produtores, animais e visitantes. “Este é um trabalho que já fizemos em edições anteriores do evento e que eu mesmo já conduzi, como promotor. Assim, posso dizer que é notória a redução da população de moscas após as aplicações do AgitaTM 10 WG. Em um ambiente desafiador como é a Expointer, o produto controla a infestação e permanece ativo por um longo período residual, inclusive assegurando benefícios após a feira”, explica Matheus Fagundes, Coordenador de Marketing da divisão de Ruminantes da Elanco Brasil. 

A prevenção do AgitaTM 10 WG

O AgitaTM 10 WG é indicado para qualquer tipo de instalação rural, é fácil de aplicar e altamente potente contra as moscas domésticas adultas lambedoras, ou seja, aquelas com aparelho sugador que, em contato com o produto, o ingerem e morrem. O mosquicida tem em sua composição o Thiametoxam, um potente inseticida neonicotinoide que tem sua atratividade potencializada pela presença de açúcar e do feromônio sexual na formulação, os quais atraem as moscas. Esta é uma fórmula exclusiva no mercado brasileiro.

“O produto tem uma eficácia seletiva, potente somente contra moscas adultas, sem toxicidade para pessoas e outros mamíferos”, diz Octaviano. Pode ser pulverizado ou pincelado em baias, placas e paredes, comedouros, tonéis para descarte de resíduos, dentre outras superfícies não porosas e, ainda, pode ser embebido em cordões que, suspensos, são como armadilhas para as moscas, como muito usado em bezerreiros e instalações rurais em geral. O importante, segundo Octaviano, é o local de aplicação estar abrigado da incidência direta de chuva, uma vez que é solúvel em água, portanto, a mesma pode remover sua aplicação. “Áreas pinceladas com AgitaTM 10WG mantém a ação mosquicida por cerca de 6 a 8 semanas” salienta também o gerente técnico da Elanco. 

Segundo ele, controlar moscas domésticas é um bom exemplo de como ter foco na prevenção é fundamental e não somente no tratamento. “Por isso a Elanco investe no controle integrado, com um portfólio capaz de eliminar tanto ovos e moscas nas fases de larva e pupa quanto as já adultas”. Pesquisas mostram que a infestação de moscas domésticas adultas é indício da presença de ovos e larvas em uma proporção muito maior. “As moscas adultas, que são as que vemos voando, são só a ponta do iceberg. Quando a incidência delas é alta, significa que provavelmente 80% da população esteja acumulada no ambiente, na forma de ovos e larvas prestes a eclodir. Por isso, programas de controle com AgitaTM 10 WG trazem muitos benefícios, especialmente pela persistência de cerca de até dois meses eliminando esses insetos”, diz Octaviano. 

A Elanco espalhará pelas dependências do Parque mais de 250 placas identificadas com a aplicação do produto, nas quais será pulverizado ou pincelado o AgitaTM10 WG. Como recomendação básica, o produto deve ser diluído em água, na proporção de 100 gramas para 800 mL de água para pulverização e 100 gramas para 80 mL, no caso de pincelamento.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp