30/11/2021 às 11h14min - Atualizada em 01/12/2021 às 00h00min

Operação Natalina começou ontem no comércio de Belo Horizonte

Ruas da capital terão mais policiais e lojistas vão receber materiais com dicas de segurança. Ação é uma parceria da Polícia Militar com a CDL/BH

SALA DA NOTÍCIA CDL/BH - Assessoria de Imprensa
[email protected]
Divulgação CDL/BH - Alessandro Carvalho
Desde ontem, 29, os principais centros comerciais da capital mineira ganharam um reforço no policiamento. A Operação Natalina, realizada pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), e que conta com a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), foi oficialmente iniciada na Praça da Estação. Ao todo, 4.900 policiais vão atuar nas ruas da cidade para coibir potenciais ações criminosas durante o período de compras e festividades.

“O efetivo da capital conta com 4.700 policiais. Para essa temporada teremos o acréscimo de 200 policiais para reforçar a segurança. Além disso, também serão disponibilizadas 20 viaturas, 20 motos e um drone para atuar exclusivamente na Operação Natalina”, detalha o Comandante do Policiamento da Capital, Coronel Webster Wadin.

Além do aumento do efetivo policial, a operação também está distribuindo aos comerciantes uma cartilha com dicas de segurança que vão desde a instalação de equipamentos de segurança à identificação de comportamento suspeito e disposição dos produtos nas lojas. O material foi preparado pela CDL/BH em parceria com a PMMG.

“Há alguns anos a CDL/BH e a Polícia Militar são parceiras em ações de proteção e segurança do comércio. Em especial neste período de maior venda e de retomada da economia, é fundamental que as forças de segurança pública estejam juntas para dar tranquilidade aos consumidores e lojistas. Além da distribuição da cartilha, carros de som com dicas de segurança também vão circular pelas principais vias”, adianta o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

O presidente da CDL/BH destacou ainda que este ano o Natal será marcado pela retomada da economia. “Os últimos dois anos foram muito sofridos. Vimos pessoas perderem suas vidas. Pessoas perdendo parentes e amigos. Pessoas perdendo seus empregos. Pessoas vendo seus sonhos sendo destruídos. E este Natal traz um simbolismo muito grande para um momento de retomada, de recuperação. A CDL/BH está promovendo várias ações institucionais para melhorar a nossa autoestima, o nosso otimismo, estimulando um clima de esperança na cidade. Também estamos oferecendo condições especiais para oferecer ao nosso comércio soluções e vantagens para acelerar este momento de recuperação. Eu tenho certeza que este Natal será o pontapé para que possamos ter um 2022 melhor e mais feliz”, enfatizou.

Principais dicas de segurança para os consumidores
De acordo com o Coronel Webster, os consumidores devem tomar as seguintes medidas durante o período de compras:
  • Evitar aglomerações.
  • Planejar as compras com antecedência, evitando saídas de última hora.
  • Não portar grandes quantias de dinheiro em espécie.
  • Não deixar crianças sozinhas no carro.
  • Evitar deixar celulares, documentos e carteiras à mostra.
Segurança para os lojistas
Dentre as principais dicas do material disponibilizado pela CDL/BH e PMMG para os comerciantes estão:
  • Análise do comportamento dos clientes.
  • Comportamento dos colaboradores para coibir ações criminosas.
  • Instalação de equipamentos de segurança em pontos estratégicos.
  • Trabalho de proteção conjunta do entorno do comércio.
  • Formatação segura de produtos e caixa da loja.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp